O Me Leva está de volta nas eleições de 2024. Andando pelas ruas de Porto Alegre, de carro, entrevistamos Felipe Camozzato (Novo), Juliana Brizola (PDT), Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB). Os trajetos incluíram locais importantes para os quatro e terminaram no mesmo cenário: o Paço Municipal, que simboliza o comando da cidade. Os vídeos serão publicados entre terça-feira (24) e sexta-feira (27), aqui em GZH.
Em conversas mais informais em relação às entrevistas que fazemos para a Rádio Gaúcha e para a Zero Hora, por exemplo, os candidatos falaram sobre situações pessoais, desejos, sonhos e desafios para caso sejam eleitos. Claro que falaram também sobre seus principais projetos para a cidade.
Camozzato escolheu a Zona Sul para iniciar o trajeto. Foi lá que começou e encerrou a “carreira” de skatista — ainda adolescente, quebrou o skate numa manobra. O candidato do Novo também quis passar pelo Parcão, reduto de apoiadores, e alfinetou o que chamou de “socialistas de iphone”. Contou que a mãe, professora, colocava bigode do Olívio nos filhos quando crianças. Camozzato revelou o que seus pais disseram quando ele contou que estava entrando na política.
Juliana, que partiu da Santa Casa, falou bastante a respeito do avô e da época em que foi parar no exílio, aos três anos. A neta de Brizola também respondeu sobre qual é a expectativa em relação à presença de Eduardo Leite (PSDB) em sua campanha e como é a convivência com o presidente de seu partido, Carlos Lupi, alvo de recorrentes denúncias. Na disputa entre lulistas e bolsonaristas, posicionou-se num caminho alternativo e disse que teve medo do 8 de janeiro.
Maria do Rosário preferiu começar o trajeto na Zona Leste, onde lecionou e morou por anos, logo que a família chegou a Porto Alegre. Conhecida na região, cumprimentava todos que cruzavam por ela na rua antes de começarmos a gravar. No trajeto, quis passar por locais como o simbólico Instituto de Educação Flores da Cunha. A petista tem orgulho da trajetória como vereadora e deputada. Revelou que, se eleita, mudará o local da administração municipal.
Melo foi buscado na rodoviária, onde cumpria agenda. Aproveitou para relembrar o dia em que desembarcou na Capital, vindo de Goiás. O atual prefeito rechaçou culpa pelos efeitos da enchente de maio e revelou que, se já não tivesse assumido o compromisso de tentar a reeleição, não teria se lançado candidato depois da chuvarada. Colado em Jair Bolsonaro e apoiador de Onyx Lorenzoni em 2022, respondeu se considera-se ou não um bolsonarista.
O Me Leva tem a coordenação do Eduardo Rosa, imagens do Jefferson Botega, do Jonathan Heckler e do André Ávila e edição do Rafa Moraes. Os motoristas Lídio Damasceno e Paulo Cordeiro nos conduziram pela cidade.
Agenda
24/9 - Felipe Camozzato (Novo)
25/9 - Juliana Brizola (PDT)
26/9 - Maria do Rosário (PT)
27/9 - Sebastião Melo (MDB)
Foram convidados os candidatos com representantes no Congresso. A ordem de publicação é alfabética.