Esta quinta-feira (20) marca a data exata de um ano para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2023, que terão como sede principal a cidade de Santiago. Daqui 365 dias, atletas dos 41 países que compõem a Pan-Am Sports, entidade que organiza o evento, estarão pisando o icônico Estádio Nacional do Chile, exatamente às 20h (de Brasília).
A cada edição que passa, o Pan ganha importância por ter modalidades que são classificatórias para os Jogos Olímpicos. Em 2023, ao menos 21 modalidades darão vagas diretas para Paris-2024 e outras 12 vão contar pontos para o sistema de classificação para os próximos Jogos ou serão válidas para alcançar os índices necessários.
— Este recorde de vagas em disputa para os Jogos Olímpicos permitirá reunir os atletas mais importantes do continente em diversos esportes — comemora Gianna Cunazza, diretora-executiva de Santiago 2023.
Na última edição, em Lima, no Peru, em 2019, o Brasil conquistou o segundo lugar no quadro geral de medalhas, igualando a posição dos Jogos de 1963, em São Paulo, mas superando o recorde histórico de ouros. Mesmo que não utilize suas equipes principais, os Estados Unidos tem hegemonia e apenas uma vez, em 1991, não terminaram na liderança. Neste ano, em casa, Cuba obteve 10 medalhas de ouro a mais e comemorou a vitória, que não foi apenas esportiva, mas também política.
— É importante que os melhores do mundo possam se classificar por ranking, mas também é importante que haja oportunidades nos eventos continentais para manter a cadeia produtiva. O Pan é muito importante para a gente, sim, e o nosso principal foco é a classificação olímpica. Mais ainda, um resultado olímpico — disse Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico do Brasil, ao site Olympics.com.
Para 2023, Santiago foi dividida em três zonas: Estádio Nacional, Parque Bicentenário e Parque Peñalolén. Além destas áreas, mais 12 recintos da capital e Região Metropolitana também abrigarão eventos, assim como as sub-sedes de Valparaíso, palco do futebol e da vela, por exemplo, de O'Higgins, onde a praia de Punta Lobos servirá para as disputas do surfe, e a de Bíobío, palco da canoagem e do remo. No total, serão 39 esportes e 58 modalidades, que distribuirão um total de 417 medalhas de ouro.
Nesta quinta, a organização dos Jogos Pan-Americanos de 2023 apresentou o novo lema do evento: "Nosso ponto de encontro".
Durante cerimônia realizada no Palacio de La Moneda, sede do governo do Chile, o presidente Gabriel Boric deu início à contagem regressiva de um ano para o evento que espera receber cerca de 7 mil atletas de 41 países, além de outros 2 mil que participarão dos Jogos Parapan-Americanos, que começarão 12 dias após o encerramento do Pan.
— Existe um valor que o esporte nos ensina, seja ele qual for, é o de que as pessoas são diferentes no corpo, nas habilidades, e é bom que seja assim. Esses Jogos vão refletir essa diversidade, estou muito feliz que isso aconteça no Chile — discursou Boric.
Confira as modalidades dos Jogos Pan-Americanos de Santiago que darão vagas diretas para os Jogos Olímpicos de Paris:
- Boxe
- Breaking
- Escalada
- Ginástica artística
- Ginástica rítmica
- Ginástica de trampolim
- Handebol
- Hipismo adestramento
- Hipismo CCE (Concurso Completo de Equitação)
- Hipismo saltos
- Hóquei sobre grama
- Nado artístico
- Pentatlo moderno
- Polo aquático
- Saltos ornamentais
- Surfe
- Tênis
- Tênis de mesa
- Tiro
- Tiro com arco
- Vela
Confira as modalidades do Pan que contarão pontos ou aceitam índices para as Olimpíadas:
- Atletismo
- Badminton
- Basquete 3x3
- Ciclismo BMX freestyle
- Ciclismo BMX racing
- Ciclismo Mountain bike
- Ciclismo de pista
- Ciclismo de estrada
- Levantamento de peso
- Natação
- Taekwondo (kyorugi)
- Triatlo