É para aplaudir de pé! A Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão anunciou, nesta quinta-feira (19), os indicados ao Emmy Internacional 2024. E entre eles, está o gaúcho Julio Andrade, na categoria Melhor Ator, pela atuação na série Betinho: No Fio da Navalha, que está disponível no Globoplay. Os vencedores da 52ª edição do Emmy Internacional serão conhecidos no dia 25 de novembro na cerimônia em Nova York, nos Estados Unidos.
É impressionante como Julio realmente se transformou em Betinho, personagem biografado na produção: a caracterização e a atuação são dignas de uma indicação (aliás, sua terceira, em 2017 e 2018, foi cotado pelo trabalho na série 1 Contra Todos) ao principal prêmio da televisão mundial. Pensei que não veria o ator gaúcho se transformar em outra pessoa tão bem como no filme Gonzaga — De Pai para Filho (2012), em que interpretou brilhantemente o cantor Gonzaguinha (1945 — 1991), mas me enganei. Julio deixa o espectador boquiaberto com sua versão de Betinho.
A série biográfica conta a luta do sociólogo Herbert de Souza (1935 — 1997) por grandes causas sociais, em especial o combate à aids e à fome, reproduzindo grandes acontecimentos da história recente do Brasil. A obra revela, em oito episódios, um lado pessoal pouco conhecido do ativista, a partir de uma trama familiar no centro da narrativa. Julio também integra o time de direção da produção.
— Levar Betinho para o Emmy comigo é colocar luz no Brasil que eu acredito. Um Brasil solidário e coletivo. Essa é minha terceira indicação e sem dúvida a mais importante. Agradeço a toda equipe e parceiros que estiveram comigo nessa jornada. Betinho está mais vivo do que nunca! — comemora Julio.