Aposta da teledramaturgia da Globo, a atriz Dandara Queiroz, 26 anos, posou durante os bastidores da novela No Rancho Fundo ao lado dos consagrados colegas de elenco Andrea Beltrão e Alexandre Nero, que interpretam os protagonistas Zefa e Tico Leonel na trama das seis, criada e escrita por Mario Teixeira com direção de Allan Fiterman.
— É um presente conviver com artistas que já me contaram tantas histórias através das telas. É um presente a oportunidade de trabalhar ao lado deles, ver ao vivo e a cores uma potência que chega a arrepiar — afirma Dandara, que vive a Benvinda na novela, moça ingênua criada no sertão, onde não teve oportunidade de estudar.
Dandara é da etnia tupi-guarani, nasceu em Araçatuba, no interior de São Paulo, e foi criada em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Recentemente, protagonizou episódio do especial Falas da Terra — Histórias Impossíveis, da Globo, em episódio que homenageou os povos indígenas.
Antes da fama
Antes do destaque na TV, a artista chegou a vender “gelinhos gourmet” (sacolé) para obter uma renda extra, mas logo passou a fazer sucesso como modelo: foi a recordista de desfiles na São Paulo Fashion Week de 2022, além de ter passagens pelo mercado internacional, estampado capas das revistas Vogue e Elle e feito trabalhos para grifes como Lancôme, Vivara, Animale, Cia Marítima e Lenny Niemeyer.
Em paralelo à carreira artística, Dandara é formada em Arquitetura e Urbanismo, praticante de muay-thai e realiza ações em prol da causa animal e da preservação do meio-ambiente, além de cantar e compor. Foi ela, aliás, quem compôs — em parceria com Graci Guarani — os versos que cantou no episódio de Falas da Terra.