As oportunidades de negócios vêm de todos os lados no Universo Pecuária, inclusive para as agroindústrias. Vinte bancas de várias regiões dividem espaço reservado no parque do Sindicato Rural de Lavras do Sul com oferta de produtos diversos, entre eles queijos, sucos, cachaças, salame e artigos de artesanato.
Presença carimbada em feiras agropecuárias do Estado, a agroindústria Marlac, de Caiçara, no Norte, levou para a Região Central queijos de 10 variedades, como o tradicional tipo colonial e os temperados.
Daniel Prestes, responsável por representar a marca Estado afora, diz que participa, em média, de 10 feiras por mês. Para a estreia no Universo Pecuária, reservou 350 quilos de queijo.
A expectativa é de bons negócios, principalmente pelos sabores diferenciados. A novidade da banca na feira é o queijo coalho com salame. Coalho com alho, coalho com chimichurri e coalho marmorizado no vinho são outros sabores.
— Todo mundo fala que é uma região carente de frios. É uma oportunidade vir para cá. É longe, mas vale a pena para divulgar o nosso produto — diz Prestes, que viajou mais de 400 quilômetros de Caiçara até Lavras.
Professora em Caçapava do Sul e consumidora frequente de produtos da agricultura familiar, Fátima Paz conta que as suas sacolas fartas nas feiras são uma tradição e motivo de brincadeira entre os colegas de trabalho. No Universo Pecuária, não poderia ser diferente. Linguiça, doce de leite, queijo e licor estavam entre as "primeiras compras" no pavilhão.
— Eu amo a agricultura familiar. Vou sempre! E hoje vim de caminhonete, que é para levar bastante coisa — diverte-se.
Também assíduo das feiras, mas estreante na região, Ademir Bruismann, da agroindústria Genesio Hammes Alimentos, de Arroio do Meio, viu no evento uma oportunidade de ampliar a clientela. A banca de embutidos vende salame, linguiça, carne defumada, torresmo e banha de porco.
Para Bruismann, a novidade é o atrativo. Ele diz que o seu produto é diferente para a região, que não tem a tradição de fabricar embutidos desse tipo na quantidade como ocorre no Vale do Taquari.
Com expectativa de boas vendas até domingo, o produtor levou uma quantidade generosa de iguarias para Lavras: 700 peças de salame e linguiça e 150 embalagens de torresmo. Se faltar, diz que vai mandar trazer mais.
— O produto diferente é um atrativo. Coisa boa sempre vende — comemora Bruismann.
O Universo Pecuária recebeu cerca de 4 mil visitantes nos dois primeiros dias de feira, segundo a organização. O feriado de Finados no meio da semana ajudou a atrair público para o parque do Sindicato Rural. A expectativa de tempo bom nos próximos dias, com trégua no frio, deve ajudar a atrair mais visitantes até o encerramento, no próximo domingo (6).