Em balanço divulgado nesta sexta-feira (28), a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural confirmou que 487 municípios demonstraram interesse em participar do programa Avançar na Agropecuária e Desenvolvimento Rural, do governo do Estado, que apoia os afetados pela estiagem. O número representa 98% das 497 cidades gaúchas.
A iniciativa viabilizará ações de combate à estiagem, como a escavação de seis mil microaçudes e perfuração de 750 poços artesianos.
Superada esta etapa de contabilização dos interessados, a secretaria entrará em contato com as prefeituras para enviar a relação de documentos e o manual para formalização dos convênios para a execução dos microaçudes, que poderão ser abertos em até 10 propriedades de cada cidade. Já a perfuração dos poços ocorrerá por meio de licitação.
Nesse primeiro momento serão priorizados os municípios que já tiveram decreto de emergência em razão da estiagem homologado. Conforme a última atualização da Defesa Civil, são 294 prefeituras. Ao todo, 378 cidades já decretaram situação de emergência.
—Nosso produtor está sofrendo muito com a estiagem, estamos com sérias perdas na produção agropecuária, o que vai atingir muito a nossa economia. O número de municípios que manifestaram interesse em microaçudes e poços demonstra o quanto nosso meio rural necessita deste apoio do governo do Estado — ressaltou a secretária da Agricultura, Silvana Covatti.
Nos próximos dias, a pasta fará a comunicação com os municípios que sinalizaram para participar dos convênios e licitações, mas ainda não tem uma data para assinatura dos contratos. As dez cidades que não manifestaram interesse não foram divulgadas pela secretaria, mas seriam de diferentes regiões do Rio Grande do Sul.