A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começa no próximo mês, dia 1º de maio. Em Santa Maria, a previsão é imunizar 95 mil bovinos e bubalinos de todas as idades. Já nas 26 cidades atendidas pela Supervisão Regional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, a meta é vacinar um milhão de animais.
A vacina, que antes era de 5 ml, neste ano, será de 2 ml. Isso porque, conforme o supervisor regional da Secretaria Estadual de Agricultura no município, Ernani Brunelli Alves, um dos tipos de vírus que continha na vacina não está mais em circulação no rio Grande do Sul, por isso, foi extinto da dose. Assim, a vacina contra aftosa deixou de ser tríplice viral.
Após a aplicação da dose, todos os produtores deverão comprovar a vacinação a partir da apresentação da nota fiscal de compra e declaração da quantidade de animais vacinados, por categoria, nas Inspetorias de Defesa Agropecuária.
Além do prazo para vacinação contra aftosa, os pecuaristas precisam ficar atentos a outra data: segue até o fim deste mês, dia 30 de abril, o prazo para declaração anual do número de animais na propriedade. Quem não o fizer será autuado e pode ter sua propriedade rural interditada.