Responde: Gervásio Paulus, assistente técnico estadual da Emater em olericultura, agroecologia e plantas bioativas
A borra de café deve ser utilizada misturada à compostagem. O pó tem nitrogênio e carbono e seus benefícios são ampliados quando misturado a outros insumos. Como não é completo em nutrientes, serve como ingrediente do composto. Se usada pura, pode compactar e aumentar a acidez do solo. Além disso, a cafeína não é benéfica às minhocas.
Por outro lado, o pó seco de café pode ser aplicado puro, ao redor de canteiros protegidos de chuva, para repelir formigas. Serve de barreira física em produções domésticas, como hortas, em pequenos espaços.
Outra finalidade é a limpeza de plantas ornamentais folhosas, como lírio branco, folha-de-adão, jiboia, orquídea etc. Quando mantidas em vasos dentro de casa ou sacadas, acumulam poeira. Para limpar, passe pano umedecido na borra seca – quesito fundamental – e limpe as folhas, que ficam com brilho.
Dica:
Se você costuma passar café, coloque na composteira a borra e o filtro de papel, que é degradável. Ou separe o pó e deixe secar em local apropriado para usar como repelente de formigas ou na limpeza de ornamentais.