O bonsai, que significa cultivo na bandeja, é simples à primeira vista. Mas necessita de método. O professor Vinícius Piumato, da Viva Bonsai, ensina técnicas básicas para quem aprecia a tradicional arte japonesa. Com um pouco de paciência e cuidado, já que a planta pode levar três anos até atingir seu auge de exuberância, é possível levar um pouco do Oriente para dentro de casa.
Você vai precisar de:
Muda bruta ou pré-bonsai (a planta escolhida foi a serissa chinesa).
Tesoura de poda de raiz e fina, alicate de corte lateral e côncavo, hashi, gancho, tela de drenagem, escova, garfo, arame e pasta cicatrizante.
Vaso de cerâmica, sem esmaltação por dentro e por baixo, com pés e furos grandes.
Para o substrato: 50% de substrato orgânico e outros 50% divididos em pedriscos de dois tamanhos diferentes e caco de telha ou tijolo.
Faça a poda dos galhos que estão crescendo para cima e para baixo. Retire os brotos ladrões da base da planta. Borrife água e escove o caule.
Retire a planta do vaso e limpe a raiz utilizando garfo e gancho. Lave o bonsai em jato de água. Para preparar o vaso, fixe a tela com arame. Adicione 1,5 cm de substrato e firme a raiz com o arame. Complete com substrato.
Utilize o hashi para fazer a terra penetrar entre as raízes.
Passe pasta cicatrizante. Borrife água para limpeza e regue a planta.
Finalize com musgo e areia grossa.
Dicas:
- Coloque em local iluminado e ventilado. Regue sempre que secar a superfície do substrato.
- Aplique adubo orgânico a cada dois meses e químico a cada 15 dias.