A produção agrícola no Rio Grande do Sul deverá cair pelo menos 5,6% na safra 2017/2018, segundo projeção divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça-feira (10). Na última temporada, foram produzidas 36,2 milhões de toneladas no Estado. Para a próxima safra, no entanto, a expectativa é de que a produção fique entre 33,4 milhões, no pior cenário, e 34,2 milhões de toneladas, no melhor cenário. Como este é o primeiro levantamento do ciclo, o órgão trabalha com duas perspectivas, calculadas em cima da intenção de plantio dos agricultores.
Se a previsão mais pessimista da Conab se confirmar, a produção gaúcha terá recuo de 7,9% na próxima safra. Mesmo se atingir a melhor projeção, os agricultores do Estado deverão colher 5,6% menos na comparação com a colheita 2016/2017.
A previsão de redução da produção agrícola no RS acompanha o quadro nacional, em que as estimativas de retração variam de 4,3% até 6%. A Conab espera que o setor primário colha entre 224 milhões e 228 milhões de toneladas no país, abaixo das 238,5 milhões de toneladas colhidas na temporada anterior em todas as regiões do Brasil. De acordo com a companhia, a diferença é justificada pelas condições favoráveis do clima registradas na safra passada, cenário que não deverá se repetir no próximo ano.
No Rio Grande do Sul, apesar de esperar produção menor, a Conab aponta que a área plantada poderá crescer. A expectativa é de que as lavouras ocupem de 8,5 milhões de hectares a 8,7 milhões de hectares, números próximos aos 8,6 milhões de hectares plantados na safra passada. Conforme a Conab, a razão para a queda da produção é explicada pela diminuição de 6,9% da produtividade por hectare plantado.