Com o término da Expointer, abre-se a temporada das feiras de primavera em todo o Estado. Na região, 10 eventos estão confirmados para os meses de setembro, outubro e novembro. No último fim de semana, Itacurubi realizou sua Expofeira.
Porém, em Jari e em São Martinho da Serra, a exposição anual teve de ser cancelada, devido à dificuldade em conseguir patrocínios e aportes públicos para custear o evento. De forma geral, o balanço da Expointer, com queda nas vendas de implementos e um resultado melhor na comercialização de animais, tende a se repetir no interior do Estado.
Em Santa Maria, a Associação Rural, que realiza o evento, está otimista quanto à
venda de animais, embora consciente dos efeitos da crise em todo o Estado:
- Aumentamos o número de remates, de cinco para sete, e isso deve assegurar um crescimento nas vendas de animais. Já na indústria, certamente teremos uma estagnação ou uma queda, como foi na Expointer - diz Rodrigo Ribas, presidente da associação.
Ribas só lamenta a incerteza em relação à sede do evento em 2016, já que a UFSM não pretende mais ceder o Centro de Eventos para a Expofeira. O problema é que este é o único lugar da cidade com pista de remates.
Em Júlio de Castilhos, o otimismo é ainda maior. Os organizadores sentiram o impacto da crise quando os patrocinadores tradicionais reduziram os valores investidos. Com isso, foi necessário captar mais dois apoiadores para chegar ao mesmo valor do ano passado.
Fora isso, a Associação Expojuc prevê recordes de público, já que os ingressos estão saindo rapidamente, sobretudo para os shows nacionais, como Luan Santana.
- Já confirmamos pelo menos os 440 expositores do ano passado, e os outros atrativos do evento devem garantir bons resultados. A pista de velocross, novidade neste ano, a Expoarte, que valoriza pequenos grupos musicais e de dança da região, a credenciadora do Freio de Ouro. Tudo contribui para o crescimento da Expojuc - diz o presidente Júlio Batistella.
O ponto alto da Expojuc é a Abertura Oficial do Plantio da Soja, que ocorre no dia 10 de outubro e deve ter a presença do governador José Ivo Sartori.