Após cinco meses, o Freio de Ouro chega ao seu ápice na próxima semana: a grande final. Até chegarem à pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, os 106 finalistas participaram de um circuito de 13 classificatórias em três países e cinco Estados.
A rotina de atleta dos ginetes para treinar cavalos rumo ao Freio de Ouro
Raça crioula projeta repetir quase R$ 200 milhões em negócios em 2015
Saiba quem são os 106 conjuntos finalistas do Freio de Ouro em 2015
Leia as últimas notícias de Campo e Lavoura
O ginete que mais classificou animais à decisão foi Guto Freire: 11, incluindo o Destaque da Maior, campeão de 2014, que e tem a chance de faturar o inédito bicampeonato.
Em galeria de fotos, conheça os 24 vencedores das classificatórias ao Freio
Vice-presidente de comunicação e marketing da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Onécio Prado Junior destaca a infraestrutura como um dos diferenciais neste ano. Em Esteio, a raça estreará a cidade do cavalo crioulo, que inclui novas cocheiras, estrutura para remates e área comercial.
O projeto completo, que prevê investimento total de R$ 15 milhões e só será finalizado nos próximos anos, ainda inclui construção da arena do cavalo crioulo, a cobertura de arquibancadas e da pista do Freio, camping e estacionamento:
- Esta Expointer marca o começo de uma nova era para a raça - diz Prado.
Outro destaque será o fortalecimento das práticas de bem-estar animal. As novas regras para as provas valerão a partir da temporada 2016, que se inicia após a feira.
entre as mudanças, estão eliminação se houver sangramento no cavalo, exclusão pelo ciclo todo em caso de doping, e proibição de competir por 30 dias em provas funcionais se o animal for afastado por atestado médico. Uma delas, que já vale na final do Freio, é a necessidade de indicar, na inscrição, um responsável pelo animal.
- É um trabalho preventivo que reforça as responsabilidades e mostra o respeito pelo animal. Precisamos dar o exemplo e queremos servir de modelo a outros países. Garantir a longevidade da prova é o mais importante - explica Rodrigo Teixeira, superintendente do registro genealógico da ABCCC.
Confira a programação
27 de agosto
8h30min - Morfologia (fêmeas)
13h30min - Morfologia (machos)
28 de agosto
7h - Andadura, figura, volta sobre patas e esbarrada (fêmeas)
12h15min - Andadura, figura, volta sobre patas e esbarrada (machos)
29 de agosto
8h - Mangueira (inicial)
14h - Campo (inicial)
30 de agosto
12h - Abertura oficial
13h - Mangueira (final)
14h45min - Bayard-Sarmento
15h30min - Campo (final)
17h - Premiação