Na segunda reportagem da série A Força do Interior, que mostra as principais atividades econômicas desenvolvidas nos nossos nove distritos, o passeio é pela região sul: Santa Flora, o celeiro de Santa Maria.
A chegada ao distrito de Santa Flora, antiga colônia do Vacacaí, pela BR-392, proporciona uma paisagem em diferentes tons de verde das plantações. O vaivém dos caminhões na esburacada estrada de chão e os silos de variados tamanhos indicam um local de intensa produção agrícola. Até onde o olhar alcança, a soja e o arroz das lavouras imitam um movimento de dança nas coxilhas do distrito.
Em sua sede, além de subprefeitura, escola e o posto da polícia, encontram-se a distribuidora de alimentos Marzari, a maior empresa da localidade, fundada em 1955, e um posto de combustíveis, que abastece caminhoneiros há 40 anos.
A troca de grãos
Há até poucos anos, o local era mais conhecido pela produção de arroz, mas os tempos mudaram, e o que prevalece hoje é o cultivo de soja e a criação de gado. Sobre a mudança na paisagem das lavouras, o presidente do Sindicato Rural de Santa Maria, Renato Freitas, explica:
- O custo da produção elevado e a queda na rentabilidade do arroz. Na soja, acontece o inverso, ela é um produto de produção e rentabilidade estáveis.
Há quase 50 anos, a família Augusti planta os dois grãos na localidade, e, assim como outros agricultores, reduziu a área de arroz. O pai, Santinho Vicente, 63 anos, e o filho Pablo, 28, trabalham juntos no cultivo de 450 hectares de soja e 45 de arroz. Há pouco tempo, o arroz ocupava 70 hectares, mas o serviço braçal que a lavoura de arroz exige fez com que a família aumentasse a área de soja.
- Os custos com o arroz são muito maiores, a mão de obra é mais escassa aqui na região e se usa muito mais maquinário. Os produtores mais antigos, com mais idade, acabam migrando para a soja - explica Pablo, que há 13 anos ajuda o pai.
68% da soja da cidade
Segundo dados aproximados do escritório municipal da Emater, são cultivados cerca de 41 mil hectares de soja no município. Apenas em Santa Flora, são 28 mil hectares, portanto, 8% da produção. Em relação ao arroz, o distrito detém 2 mil dos 8 mil hectares semeados, ou seja, cerca de 28% do total plantado em Santa Maria.
O produtor rural e engenheiro agrônomo, César Santiago Filho, produz 160 hectares de arroz próximo ao arroio do Arenal (Foto: Gabriel Haesbaert / Especial)
Após desviar de algumas estradas bloqueadas para carros, o produtor rural e agrônomo César Santiago Filho chega à propriedade e mostra as lavouras de arroz semeadas na várzea atrás das coxilhas, por onde passa o arroio Arenal. É ao redor dele, que 160 hectares de arroz crescem com a umidade que vem do rio. A expectativa da produção este ano é de 7,5 mil quilos por hectare, mil a menos que em 2014:
- Plantamos mais tarde devido ao excesso de chuva, o que diminuirá a produtividade.
200 pecuaristas
Outro setor de destaque no distrito é a pecuária, com 200 criadores, que correspondem a 10% da criação do município. O agrônomo e pecuarista Luiz Carlos Rossato da Silva, 40 anos, faz parte desse número. Desde os três anos, quando aprendeu a andar a cavalo, trabalha na lavoura e com os animais. A fazenda é dedicada a engordar as 900 cabeças de gado que são vendidas para frigoríficos da região e a cultivar os 650 hectares de soja enviados para duas distribuidoras de Santa Flora.
- Eu investiria mais, se as estradas fossem melhores. Até a entrega de insumos é mais cara por causa do péssimo estado das estradas.
Também tem hortaliças
Com uma fatia menor da produção do distrito, estão os hortigranjeiros. No total, 80 famílias em localidades como colônia Pinheiro, Pena, Grapia e Banhados plantam 120 hectares de hortaliças, legumes e frutas.
Para estimular o cultivo, há o suporte da Patrulha Agrícola que funciona desde 2007, disponibilizando maquinários agrícolas, como tratores e reboques, para serem usados pelos produtores. Os implementos são cedidos pela prefeitura de Santa Maria e ficam aos cuidados da Associação Comunitária.
O produto dos agricultores familiares é vendido em feiras de Santa Maria durante a semana, junto com produtos como compotas, pães e biscoitos. A presidente da Associação Comunitária, Dilene Maria Toniolo Noro, não economiza elogios para a Patrulha:
- Com a Patrulha, auxiliamos o pequeno produtor dentro da sua propriedade. Até o dono de meio hectare recebe auxílio no preparo das lavouras de mandioca, milho, feijão e nos campos de pastagem - afirma a presidente da associação comunitária, Dilene Maria Noro.
SANTA FLORA
Habitantes - 1.263
Economia ­- Baseada na pecuária. No cultivo de soja, arroz e hortifrutigranjeiros
Soja - Distrito representa 68% da produção de Santa Maria
Arroz - Produção da localidade representa 28% do total do município
Pecuária - 10% da criação de gado de corte de Santa Maria
Principal empresa - Distribuidora Marzari
- Empreendimento familiar que tem 60 anos
- Distribuição de alimentos para o centro e norte do país
- Gera 60 empregos diretos na localidade de Santa Flora e tem filiais em Brasília e Minas Gerais