Nesta sexta-feira, em Restinga Seca, na região Central, a Emater, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e a Cooperativa Tritícola Sepeense (Cotrisel), promoverão Dia de Campo sobre culturas de verão, no Centro de Eventos do município.
Serão demonstradas práticas de manejo na cultura do milho, arroz, soja e pastagens que possibilitem aumento da produtividade e da qualidade dos produtos, tornando a propriedade rural sustentável e rentável a longo prazo. Cerca de 300 pessoas devem participar do evento, conforme expectativa dos organizadores.
A partir das 7h, os participantes visitarão sete estações, que abordarão os sistemas de plantio de arroz irrigado na região, cultivares de arroz irrigado, cultivares de soja para solos de várzea, uso de inoculantes na cultura da soja, controle biológico da lagarta do cartucho e uso do nitrogênio em milho, manejo de pastagens de verão e coleção de forrageiras e, por último, cultivares de soja para plantio em solos de coxilha.
De acordo com o extensionista rural do escritório municipal da Emater de Restinga Seca, engenheiro agrônomo Guilherme Godoy dos Santos, a cultura da soja é uma alternativa viável às propriedades rurais, tendo demonstrado crescimento em área plantada no Rio Grande do Sul:
- O plantio de soja em áreas de várzea traz diversos benefícios, dentre eles a possibilidade de rotação de culturas e, consequentemente, o uso de produtos químicos diferentes, resultando na redução da resistência de plantas invasoras na área. Para o sucesso da lavoura é imprescindível que se conheçam as práticas de manejo que comprovadamente tenham demonstrado sucesso - afirma Godoy.