A integração da lavoura com a pecuária tem sido uma ferramenta utilizada em todo mundo para produzir melhores resultados. Dados do Grupo de Pesquisa em Ecologia e Pastejo da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) mostram que o benefício vem tanto para as plantações quanto para a criação de gado. Áreas de soja que no inverno dão lugar a boas pastagens podem produzir até 10 sacas a mais por hectare na safra seguinte.
Além disso, há a produção animal obtida no inverno e no início de primavera, que melhora os indicadores da propriedade.
- A lavoura entra para melhorar a qualidade da oferta de alimento para vacas e novilhas, tornando-as mais eficientes na produção de terneiros - destacou o professor José Fernando Piva Lobato, do departamento de zootecnia da UFRGS, durante a 56ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, realizada nesta manhã em Pelotas.
Em Pedro Osório, no sul do Estado, a Granja Silvana adotou em 2011 um sistema que integra a produção de arroz, soja e pecuária. No atual ciclo de verão, será o segundo ano da soja na propriedade, com área de 250 hectares. De lá para cá, os resultados já começam a aparecer.
- Nossa pecuária estava com baixo rendimento e sentíamos necessidade de torná-la mais eficiente - conta Mercedes Echenique, que administradora a propriedade ao lado do marido, Álvaro José Alves.