Eles são ginetes amadores, proprietários ou seus filhos e adoradores da raça crioula - e estão movimentado o Parque Assis Brasil, em Esteio, neste final de semana. O evento é aberto ao público e sem cobrança de ingresso, com entrada pelo portão 7.
Criado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), e de volta às pistas neste ano, o Freio do Proprietário é um competição aos moldes do Freio de Ouro mas com a diferença de que os animais sejam montados pelos proprietários, e não por ginetes profissionais.
Até domingo, eles buscam por uma vaga na decisão do Campeonato Nacional do Freio do Proprietário deste ano. Entre os 49 competidores da modalidade à Esteio, onde ocorre a prova classificatória à final está o vencedor do ano passado na categoria amador, Gabriel Gamborgi monta HF Invernia.
Também se destacaram no primeiro dia de provas - com avaliação das andaduras, do percurso da figura e das voltas sobre as patas e esbarradas - Möller Gravatá, montada e exposta por Marcone Braga, na categoria Amador, e Cara e Coroa do Phoenix, com a montaria do proprietário Alexandre Álvares, na categoria Master.
Veja a programação para o final do semana
Sábado
8h - Mangueira Freio Proprietário
10h30min - Mangueira Freio Jovem
13h - Prova de Campo Freio Proprietário
15h30min - Bayard Freio Jovem
Domingo 30/06
8h - Mangueira Freio Proprietário
9h - Prova de Campo Virtual Freio Jovem
10h - Bayard Freio Proprietário
11h - Prova de Campo Freio Proprietário
12h15min - Entrega de Prêmios (Jovens e Proprietários)
13h - Campereada