Nos últimos meses, a digitalização foi acelerada em todos os setores do mercado, tendo como uma das razões o impacto da pandemia. Na agricultura, não é diferente. Pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o Sebrae e o Inpe, em junho do ano passado, mostrou que 84% dos produtores entrevistados estão usando algum tipo de tecnologia digital associada à atividade agrícola, o que foi considerado um dado surpreendentemente positivo.
Uma dessas soluções que ganha cada vez mais espaço no campo vem da Syngenta Digital, frente da empresa global especializada em sementes e produtos químicos voltados para o agronegócio. Por meio de tecnologias de gestão e tomada de decisão, tem contribuído, desde 2020, em questões que afetam o dia a dia de produtores de diferentes portes, além de ajudar a tornar o setor mais sustentável tanto ambientalmente quanto economicamente.
Atualmente, a Syngenta Digital atende 10 mil fazendas, o que significa cerca de 4 milhões de hectares contemplados no Brasil e no mundo por sua principal solução, o Cropwise Protector. Trata-se de uma ferramenta de agricultura digital completa, que proporciona, de maneira simples, uma melhor gestão da operação e um monitoramento de ponta a ponta da lavoura. Para que o produtor tenha o controle do manejo do plantio, o software dá acesso a diferentes tipos de dados, como mapas, gráficos e análises que oferecem insights para a tomada de ações que possam reduzir os riscos de perda na lavoura e de produtividade.
— O Cropwise Protector nasceu de uma inquietação para entender como a gente pode melhorar a gestão e o manejo de praga para que a produtividade não seja diferente de um talhão para o outro. Foi fazendo perguntas ao produtor que a gente viu surgir essa ferramenta que hoje conta com vários processos internos sendo digitalizados — conta Gustavo Schaper, Diretor Geral da Syngenta Digital.
Somente no Rio Grande do Sul, o Cropwise Protector monitora 150 mil hectares, atende 17 distribuidores e tem clientes como a Tarumã, a Plantecnica, a Atua Agro e a Sementes Tombini.
Tecnologia a serviço da produtividade na lavoura: acesse o Syngenta Digital e conheça mais no site.
Principais funcionalidades do Protector
Mapas de calor para aplicação localizada: uma das principais vantagens da tecnologia é a possibilidade de fazer a aplicação localizada contra pragas e doenças, permitindo o controle somente da área afetada, o que otimiza o uso de defensivos e os impactos ambientais.
Sistema de alertas: este sistema é capaz de monitorar de forma constante a lavoura e avisa quando há novidades sobre os talhões. Os alertas são gerados automaticamente a partir dos dados de monitoramento e podem ser configurados pelo usuário. Esse acompanhamento pode ocorrer por meio do celular ou pelo Painel Web, no computador.
Calendário Inteligente de Aplicações: este acessório facilita o acompanhamento dos protocolos de aplicação e substitui as planilhas de Excel por um controle todo feito em um só lugar.
Farm Stories: lançado recentemente, este mecanismo permite que o cotidiano da lavoura possa ser acessado de uma forma mais simples e direta pelo app no celular. A duração é de 15 segundos, gerados a partir dos dados coletados, que mostram um resumo de eventos dos talhões, nos últimos 10 dias, por meio de telas e mapas.
Integração com John Deere: o John Deere Operations Center é uma plataforma online em que o usuário consulta informações da operação e das máquinas, permitindo o compartilhamento com parceiros.
Controle certo
Além do desenvolvimento e suporte do Cropwise Protector, a Syngenta Digital promove outras iniciativas em prol dos agricultores e da sua gestão no campo, especialmente para aproximar médios e pequenos produtores para esse novo mundo digital.
Uma dessas ações é o programa Controle Certo, que é oferecido pela rede de distribuidores e cooperativas parceiras da Syngenta e presta o apoio técnico para agricultores sem equipes especializadas em monitoramento, o que inclui o uso da tecnologia do Cropwise Protector e mão de obra qualificada para o monitoramento das lavouras.
Localizada em Tentente Portela, no Rio Grande do Sul, a Revenda Braucks deve atender a 5,2 mil hectares com o Controle Certo nesta safra, alcançando cerca de 40 agricultores. Alessandro Braucks, Diretor Comercial da revenda Braucks, vê especialmente na funcionalidade do Calendário Inteligente vantagens tanto para o distribuidor quanto para o agricultor.
— Como temos uma programação de aplicação, conseguimos fazer o monitoramento mais preciso do tempo que aplicou ou não aplicou. Outro fator é o produtor estar consciente dos momentos de entrada de forma mais organizada e visual — avalia.
Já o produtor gaúcho de Cerrito Gabriel Peter dos Santos, atendido pela Plantecnica, enfatiza a praticidade oferecida pelo programa ao agricultor de menor porte.
— O Controle Certo é bem válido pelo seguinte: no meu caso, como trabalhamos com pouca gente, com pouca mão de obra, às vezes não tem muito tempo para fazer vistoria em todas as lavouras. Então, é um recurso que ajuda bastante. É um produto que vem para somar, que vem para ajudar — afirma.
Quer saber mais sobre as soluções da Syngenta Digital e funcionalidades do Cropwise Protector? Acesse aqui.