Uma elefanta-de-sumatra, animal em grave risco de extinção, nasceu na Indonésia. O fato é encarado como sinal de esperança na luta pela conservação da espécie, disse uma autoridade ambiental nesta terça-feira (5).
A filhote, ainda sem nome, nasceu de uma fêmea de 24 anos chamada Ngatini e de um macho de 25 anos chamado Robin.
— A filhote pesa 104 quilos. Ela é saudável, animada e busca ativamente o leite materno — disse Genman Suhefti Hasibuan, chefe do órgão de conservação local.
A elefanta nasceu na segunda-feira no Parque Turístico Natural Buluh Cina, na ilha ocidental de Sumatra, Hasibuan. Dois outros elefantes desta espécie nasceram no final do ano passado no Parque Nacional Way Kambas, na ilha de Sumatra.
As autoridades indonésias elogiaram os nascimentos e afirmam que demonstram que os esforços de preservação são essenciais para evitar o desaparecimento de espécies ameaçadas.
Risco de extinção
Os elefantes-de-sumatra estão à beira da extinção, restando apenas entre 2.400 e 2.800 no mundo, segundo ao Fundo Mundial para a Natureza (WWF).
A população de elefantes está em risco pela caça furtiva desenfreada para obter suas presas.
A Indonésia, um país arquipélago, enfrenta uma batalha constante contra crimes ambientais e vários casos de envenenamento de elefantes foram relatados nos últimos anos. Além disso, o desmatamento reduziu o hábitat natural desses animais.