O país que vai sediar a COP29 é distante do Brasil e pouco conhecido entre nós, mas, regionalmente, é considerado uma potência. Sua capital, Baku, é um entreposto de diferentes culturas. Saiba mais sobre a nação do Cáucaso.
O Azerbaijão está localizado no extremo leste da Europa, no limite com o Oeste da Ásia. Tem um território de 86,6 mil quilômetros quadrados de extensão. É delimitado pelo Mar Cáspio e faz fronteira com Rússia, Turquia, Armênia, Geórgia e Irã.
O país declarou independência da União Soviética em 1991, depois de 70 anos, adotando uma forma constitucional de governo com poderes Executivo, Legislativo e Judiciário independentes.
O local já foi ocupado por diversos povos – árabes, turcos, curdos, albaneses e cáucasos – que ajudaram a moldar a composição populacional e cultural. A partir do século 19, grande parte do território foi incorporado ao Império Russo. Em 1920, o país passou a fazer parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). O Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a independência.
Conforme dados de 2022, o Azerbaijão possui 10,3 milhões de habitantes. Há uma forte mistura cultural entre turcos e armênios, que compõem a população do Azerbaijão. Cerca de um terço da população vive em Baku, a capital.
No vídeo, veja o que esperar do encontro no Azerbaijão
Curiosidades
- Na economia, destaca-se pela produção e exportação de petróleo e gás natural, ironicamente combustíveis fósseis, criticados nas COPs. O Azerbaijão é o maior parceiro comercial do Brasil entre os países do sul do Cáucaso. Além disso, o Brasil é seu principal parceiro na América Latina.
- Os principais destinos de exportação de produtos azerbaijanos são Itália, Turquia, Índia, Israel e Grécia. Já as principais origens de produtos importados são Rússia, Turquia, China, Alemanha e Cazaquistão.
- O Azerbaijão mantém relações diplomáticas com 181 Estados membros da Organização das Nações Unidas (ONU).
- Há, historicamente, uma guerra territorial entre Azerbaijão e Armênia. Em setembro de 2023, tropas do Azerbaijão retomaram a região separatista de Nagorno-Karabakh e expulsaram a população armênia que controlava a área. Autoridades armênias aprovaram a devolução de aldeias fronteiriças ao Azerbaijão, ocupadas pelo Exército na década de 1990.
- Baku é considerada uma das cidades mais bonitas do mundo. Em persa, o nome significa “cidade fustigada pelo vento”. Também chamada de “Terra do Fogo”, tem jazidas de chamas que não se extinguem. Uma das principais características é a mistura de prédios históricos com construções altamente modernas. É a maior cidade do Mar Cáspio e da região do Cáucaso. O Mar Cáspio é um lago com área semelhante à da Alemanha ou do Japão.
- Os principais pontos turísticos de Baku são: Baku Boulevard, um calçadão em frente ao Mar Cáspio com várias atrações, como restaurantes e quiosques; o Centro Cultural Heydar Aliyev; a Cidade Velha, que conta com prédios históricos; as Flame Towers, três arranha-céus que simbolizam o fogo e, à noite, têm um espetáculo de iluminação colorida; o Parque Nacional de Gobustan, que abriga milhares de gravuras rupestres; e o Museu Nacional do Tapete do Azerbaijão, com formato de um tapete gigante.
- A capital está situada 28 metros abaixo do nível do mar. Já o Monte Bazardyuzyu chega a 4.466 metros de altitude. Além disso, o Azerbaijão possui mais vulcões de lama do que qualquer outro país no mundo – são mais de 400.
- Na culinária, o kutabi é um dos pratos tradicionais – uma espécie de panqueca recheada. O chá é a bebida mais popular no Azerbaijão.
- A COP29 será realizada no Estádio Olímpico de Baku, inaugurado em 2015, com capacidade máxima de quase 70 mil pessoas. O empreendimento tem 205 mil metros quadrados, em um terreno de 500 mil metros quadrados. Já sediou competições de atletismo e cerimônias dos Jogos Europeus de 2015, além de jogos da Liga dos Campeões da Uefa.
Fontes: a reportagem reuniu informações do Ministério das Relações Exteriores, por meio do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos e da Divisão de Inteligência Comercial, além da Unesco, site oficial da COP29 e Azerbaijão.org, entre outras plataformas.