Um concurso realizado pelo Parque Nacional de Katmai, no Alasca, elegerá o urso-pardo mais gordinho da reserva. A Fat Bear Week (semana dos ursos gordinhos), é um evento anual que celebra a temporada de alimentação desses animais. A votação será aberta na terça-feira (8).
Tudo começou como um experimento dos guardas para interagirem com os visitantes e evoluiu para uma competição que tem estrutura de torneio. O parque conta com uma webcam nas Cataratas de Brooks, que transmite imagens ao vivo do local pela internet. A região é um dos lugares favoritos dos ursos para pegar salmão no parque.
Pelas imagens é possível observar ursos selvagens se alimentando. Em poucos meses, eles deixam de ser magricelos e se tornam gordinhos. Segundo Mike Fitz, ex-guarda do parque e criador do concurso, a competição "celebra o sucesso dos ursos-pardos e conta as histórias, desafios e dificuldades que enfrentam para engordar e sobreviver". As informações são do jornal O Globo.
O Parque Nacional de Katmai tem 4 milhões de acres e abriga mais de 2,2 mil ursos-pardos, uma das maiores populações da espécie no mundo. O concurso que elege o urso mais gordinho coloca um animal contra o outro e o público escolhe o melhor via voto online. A votação sempre ocorre em uma terça-feira, chamada de Fat Bear Tuesday (terça-feira do urso gordo).
Os "atletas" que participam do concurso começam a ser registrados pelos funcionários do parque no início de junho, documentando toda a sua transformação de ursos magros para ursos gordos, antes da eventual hibernação. Para participar, os animais precisam ser vistos regularmente nas cataratas do parque durante o ano, identificados por várias características físicas, como padrão de pelagem, orelhas e focinhos.
Neste ano, o urso identificado como 480 Otis, quatro vezes campeão do concurso, não foi visto durante a corrida do salmão e ficará de fora da competição. Mas o sumiço do animal não significa que ele não está vivo, Otis pode apenas ter migrado para outra região. Segundo Sarah Bruce, especialista em informação visual do parque, uma nova geração de "estrelas-ursos" entre três e oito anos está chegando com tudo no torneio.