A agência suiça IQAir apontou que, nesta segunda-feira (9), a cidade de São Paulo tem o ar mais poluído do mundo. A capital paulista lidera o ranking a frente das cidades de Lahore, no Paquistão, e de Jakarta, na Indonésia. Na sequência vem Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Conforme informações da CNN Brasil, o ranking mede a qualidade do ar em cerca de cem grandes cidades de todo planeta em tempo real, com base no Índice de Qualidade do Ar do instituto.
O número mostrado para cada grande cidade é a média (mediana) do indicador de todas as estações naquele município para um momento específico.
A lista é atualizada a cada hora. A consulta ao ranking foi feita às 12h20min desta segunda.
Veja as 10 cidades com o ar mais poluído
- São Paulo, Brasil
- Lahore, Paquistão
- Jakarta, Indonésia
- Dubai, Emirados Árabes Unidos
- Kinshasa, República Democrática do Congo
- Doha, Catar
- Jerusalém, Israel
- Pequim, China
- Lima, Peru
- Santiago, Chile
O índice IQA divide a qualidade de ar nos níveis: Bom, Moderado, Não saudável para grupos sensíveis, Não saudável, Muito não saudável e Perigoso. As cidades de São Paulo e Lahore são classificadas com um ar não saudável para suas populações.
A IQAir é uma empresa suíça de tecnologia que capacita indivíduos, organizações e governos a melhorar a qualidade do ar por meio de informações e colaboração.
A situação tem relação com os incêndios que atingem o Estado e outras áreas do Brasil. Quase todo Estado de São Paulo está em emergência para incêndios, segundo informou a Defesa Civil Estadual.