Moradores de cidades do sul do RS registraram o fenômeno da "chuva preta" nesta terça-feira (10). Os relatos são de cidades como Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Pelotas e São José do Norte.
Segundo o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a fuligem da fumaça das queimadas se misturou com a chuva, gerando a cor preta.
A meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, afirma que o fenômeno também foi observado em cidades do norte do Uruguai, na fronteira com o RS.
— A "chuva preta" é o resultado da chuva normal, que está caindo das nuvens, mas que está passando por uma atmosfera muito carregada de fumaça — explica Josélia.
A previsão de chuva para os próximos dias pode provocar o fenômeno em outras partes do Estado:
— Durante esta quarta (11), quinta (12) e sexta-feira (13), com o deslocamento desta frente fria no Sul, nós vamos ter chuva. E com toda essa fumaça que está no sul do Brasil, sim, nós poderemos ter a ocorrência de "chuva preta" em vários locais dos três Estados do Sul, inclusive em Porto Alegre, que está com muita fumaça", afirma a meteorologista.
O climatologista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS) Francisco Aquino já alertava para essa possibilidade, resultado de uma combinação de fatores climáticos adversos, como: redução da umidade do ar, as ondas de calor e o bloqueio atmosférico:
— Em especial, quem capta a água da chuva vai identificar a água com a coloração diferente com o material depositado junto.