Desde 23 de agosto, oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) estão atuando no Mato Grosso do Sul em meio aos incêndios florestais que atingem a região. Nos últimos dias, os bombeiros gaúchos resgataram diversos animais silvestres, como observado no vídeo abaixo.
A equipe do CBMRS na missão é composta por 14 bombeiros militares especialistas em combate a incêndios florestais. Segundo a corporação, os oficiais estão organizados em quatro células, cada uma com uma viatura picape equipada com conjunto bomba-tanque florestal e ferramental próprio para combate, incluindo mochilas costais, drone, pinga-fogos, sopradores, motosserras, abafadores, motobomba flutuante, líquido gerador de espuma e enxadas, entre outros.
Além disso, ainda segundo o CBMRS, as células são autossuficientes em termos de operação, dispondo de equipamentos de apoio logístico como gerador, combustível, torre de iluminação, barracas individuais e internet via satélite.
Nos primeiros 10 dias de setembro, o Pantanal registrou 736 focos de incêndios. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número é quase o dobro do total registrado no mesmo mês do ano passado, quando o bioma teve 373 focos. No recorte que considera apenas os 10 primeiros dias do mês, são 736 focos em 2024, contra 85 em 2023.