O sol alaranjado chama a atenção no céu de Porto Alegre nesta terça-feira (24). Apesar de bonito, o fenômeno está diretamente associado à poluição e tem implicações na saúde, de acordo com meteorologistas.
Conforme Guilherme Borges, da Climatempo Meteorologia, a condição ocorre a partir da interação dos raios solares com a fumaça das queimadas florestais que atingem o país e chegam ao RS.
— Esse efeito é característico da fumaça. A interação dos raios solares com as partículas de fumaça favorece esse cenário alaranjado do sol — explica Borges.
O corredor de fumaça formado a partir das queimadas que atingem diferentes estados brasileiros, especialmente Amazonas, Pará e Mato Grosso, se deslocou por milhares de quilômetros e chegou ao território gaúcho
Qualidade do ar
Para o observatório suíço IQ Air, em medição realizada no início da manhã, o ar está "insalubre para grupos de risco" em Porto Alegre.
A qualidade do ar apresentou melhora em diversas regiões do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (24), aponta o site suíço IQAir. A redução nos níveis de material particulado fino presente na atmosfera é resultado do avanço da chuva sobre o Estado, com precipitação intensa desde a tarde de segunda-feira em diferentes municípios.
Em Porto Alegre, a agência suíça indica índice de 102 nesta terça-feira, 28 pontos abaixo da projeção de segunda. Apesar disso, o montante segue na faixa de "insalubre para grupos sensíveis", com indicação de uso de máscara para pessoas com doenças pulmonares ou cardiovasculares. Entre as capitais do país, o ranking suíço coloca Porto Alegre no sétimo pior ar entre as capitais nesta terça.
Recomendações de saúde
Toda a população:
- Se tiver sintomas respiratórios, busque atendimento médico o mais rápido possível
- Beba mais água e líquidos para manter o aparelho respiratório úmido e mais protegido
- Se possível, fique menos tempo em ambiente aberto, durante o dia ou à noite
- Mantenha portas e janelas fechadas, para diminuir a entrada da poluição externa no ambiente
- Evite realizar atividades em ambiente aberto enquanto durar o período crítico de contaminação do ar pela fumaça
Pessoas com problemas cardíacos, respiratórios e imunológicos:
- Mantenha ao alcance os medicamentos indicados pelo médico, para uso em crises agudas
- Busque imediatamente atendimento médico se apresentar sinais ou sintomas de piora das condições de saúde após exposição à fumaça
- Consulte o médico sobre a necessidade de mudar o seu tratamento