Com dados extraídos da empresa suíça IQAir, Zero Hora compila informações sobre a qualidade do ar, que permitem verificar diariamente como está a situação das 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. A IQAir mede a qualidade do ar em cidades de todo planeta em tempo real, com base no Índice de Qualidade do Ar.
O índice varia entre 0 e 500. Quanto maior o número, pior é a qualidade do ar no local. Nesta semana, São Paulo chegou a aparecer na liderança entre as cidades com a pior qualidade do ar.
Segundo a métrica deste ranking, os dados podem indicar diferentes categorias de acordo com a poluição.
- Boa 0 -50 Qualidade do ar é satisfatória e poluição indica pouco ou nenhum risco.
- Moderada 51 - 100 A qualidade do ar é considerada aceitável. Pode haver um risco, sobretudo para sensíveis à poluição.
- Insalubre para pessoas sensíveis 101 - 150 Quando pessoas ligada a grupos de risco podem sofrer efeitos na saúde. População em geral com menor probabilidade de ser afetada.
- Insalubre 151 - 200 Algumas pessoas podem sofrer efeitos na saúde; membros de grupos sensíveis podem sofrer efeitos mais sérios.
- Muito insalubre 201 - 300 Alerta de saúde: O risco de efeitos na saúde é maior para todos.
- Perigosa 301 ou mais Alerta de saúde para contexto emergência: todos têm maior chance de serem afetados.
A prefeitura de Porto Alegre ainda realiza estudos para a instalação de medidores da qualidade do ar. O investimento foi anunciado na COP 28, conferência global do clima, em dezembro de 2023. No momento, a prefeitura da Capital não conta com estações de monitoramento da qualidade do ar.
A IQAir é uma empresa suíça de tecnologia que capacita indivíduos, organizações e governos a melhorar a qualidade do ar por meio de informações e colaboração.