Moradores de Quaraí, na Fronteira Oeste, registraram chuva forte, com queda de granizo, na madrugada desta terça-feira (24). O temporal se intensificou por volta das 3h.
Apesar dos relatos, até as 5h20min, o Corpo de Bombeiros do município não havia recebido chamados por conta de transtornos causados pelo temporal.
O Rio Grande do Sul está sob três alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O mais severo destaca perigo de grandes volumes de chuva para a Campanha e o Sul, em municípios como Bagé e Rio Grande. Esse aviso começou nesta segunda-feira e é válido até o meio-dia de quarta (25).
O segundo alerta também iniciou na segunda e destaca chuva entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de vento intenso variando de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Esse comunicado abrange cidades como Uruguaiana, Bagé e Rio Grande. Nesses municípios, são esperados cerca de 30, 40 e 82 milímetros, respectivamente. Isso representa 23%, 28% e 62%, respectivamente da média histórica para o período. O aviso vale até 12h desta terça.
Já o último aviso atinge a região central do RS, em Santa Maria, e também alcança Noroeste e Região Metropolitana. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, vento intenso podendo chegar a 60 km/h, com queda de granizo. O alerta se estende até esta terça, 12h.
Na madrugada desta terça-feira, a Defesa Civil do Estado voltou a alertar para chuva e rajadas fortes de vento, com descargas elétricas e queda de granizo, na Região Metropolitana e no Litoral. O aviso vale até as 6h (veja abaixo).