A Defesa Civil Estadual divulgou o balanço de municípios afetados pelo temporal que atingiu o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (23). Seis cidades da região Sul e uma do Litoral Norte reportaram danos.
Conforme o levantamento, na região Sul os municípios de Canguçu, Jaguarão, Pinheiro Machado, Piratini, São José do Norte e Turuçu tiveram residências e escolas destelhadas, além de chuva de granizo e alamentos pontuais.
Em Tramandaí, no Litoral Norte, ao menos 20 casas ficaram destelhadas. De acordo com a Defesa Civil, os danos ainda estão sendo contabilizados e não há detalhes sobre quantos moradores foram afetados.
Diante da situação meteorológica, a Sala de Situação do Estado emitiu um novo alerta para volume de chuva entre 200 e 400 milímetros para as cidades do Sul e da Campanha.
Alerta para os rios
A Defesa Civil emitiu risco de inundação para os rios Quaraí, Ibicuí, Ibirapuitã, Santa Maria, Negro, Piratini, Jaguarão, Camaquã e arroios da região Sul do Estado. O aviso desta segunda-feira (23) ocorre devido a quantidade elevada de chuva prevista para a região. Além disso, há possibilidade de alagamentos em zonas urbanas.
A condição também coloca em alerta as bacias hidrográficas dos rios Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Ijuí, Piratinim, Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Quaraí, Alto e Baixo Jacuí, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Pardo, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Guaíba , Camaquã, Mirim-São Gonçalo, Litoral Médio e Tramandaí.