Após dias de frio intenso – com registro de mínimas negativas –, parte do Rio Grande do Sul prepara-se para uma virada no tempo e termômetros próximos aos 30ºC. Em alerta que passa a valer ao meio-dia desta sexta-feira (16), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicou a passagem de uma onda de calor na metade norte do Estado, o que abrange municípios da Fronteira Oeste, Campanha, Missões, Serra e Região Noroeste.
Válido até o meio-dia da próxima segunda-feira (19), o alerta sinaliza que os termômetros podem ficar até 5ºC acima da média. A elevação da temperatura também representa risco potencial à saúde, conforme o Inmet.
Um dos municípios citados no alerta do Inmet é Caxias do Sul, na Serra, onde os termômetros podem chegar aos 27ºC nesta sexta-feira. Outro é Cerro Largo, nas Missões, onde a máxima prevista é de 28ºC.
O frio dos últimos dias era resultado da atuação de uma massa de ar polar oriunda da Argentina e da formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Uruguai, que juntos formaram um corredor de ar frio sobre o sul do Brasil. O avanço destes fenômenos para outras regiões possibilitou a estabilização de uma massa de ar quente que sopra da região central do país.
Em entrevista a Zero Hora na terça-feira (13), o meteorologista Guilherme Borges, da Climatempo, já projetava a virada no tempo.
— A tendência é que a gente saia de uma semana gelada para uma semana quente — disse Borges ao indicar a possibilidade de aumento da temperatura em meio à passagem da onda de frio.