O final de semana deve ser gelado e chuvoso no Rio Grande do Sul. Neste sábado (13), a temperatura oscila entre 0ºC e 15ºC, mas a sensação térmica deve ser ainda menor. Já a chuva deve variar entre 20 milímetros a 100 milímetros no Estado, começando à tarde. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu um alerta amarelo e outro laranja para boa parte do Estado.
O alerta amarelo é para as regiões Noroeste, Nordeste, Central, Metropolitana, Sudeste e Sudoeste. Nelas, são esperadas precipitações de 20 milímetros a 50 milímetros e vento intenso, entre 40 km/h e 60 km/h. No entanto, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo.
Já o alerta laranja é para o extremo Norte, Nordeste e Litoral. A previsão nesses locais é de chuva entre 30 milímetros e 100 milímetros, vento mais intenso, entre 60 km/h e 100 km/h. Por isso, neste caso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Os alertas ocorrem em razão de um ciclone extratropical que se aproxima da costa sul brasileira. Por causa disso, há previsões similares em Santa Catarina.
Com relação à temperatura, apesar se manter baixa no final de semana, o meteorologista Marcelo Schneider, do Inmet, destaca que as mínimas devem subir:
— Por causa da chuva, da umidade e da nebulosidade. E da massa polar, que está indo em direção ao oceano. Amanhã, aliás, deve ser o primeiro de muitos dias sem geada.
Ainda conforme Schneider, os registros mais baixos devem ocorrer no alto da Serra, entre 5ºC e 6ºC. Em Porto Alegre, fica em torno de 12ºC. A sensação térmica, no entanto, deve ser de menor.
Nesta madrugada, o frio chegou a -1,3º em Quaraí e -0,2ºC em Santana do Livramento. Hoje, em Porto Alegre, a previsão é de que a temperatura oscile entre 9ºC e 15ºC.