As ondas de frio que trouxeram temperatura negativa para diferentes cidades do Rio Grande do Sul nas últimas semanas também estão derrubando os termômetros em Santa Catarina. Nesta quarta-feira (10), cinco municípios do Estado vizinho registraram mínimas inferiores a 5°C.
A menor marca do dia (2,6°C) ocorreu em Bom Jardim da Serra. Em Urupema fez 3,6°C e, em Urubici e em Dionísio Cerqueira, 4,6°C. Já em São Joaquim, a temperatura foi de 4,7°C, conforme a Climatempo.
Em 30 de junho, a serra catarinense, que é reconhecida como o local mais frio do Brasil, teve a menor temperatura do país em 2024 até aquele momento. Na ocasião, a prefeitura de São Joaquim registrou -7,8°C na região dos Caminhos da Neve, às 7h. Mais tarde, a sensação térmica chegou a -19°C.
De acordo com a Climatempo, uma nova frente fria deve ingressar no sul do Brasil na quinta-feira (11), aumentando as instabilidades em todo o Estado catarinense. Assim, a condição será de muita nebulosidade e chuva de moderada a forte intensidade ao longo do dia.
O destaque fica para as faixas Norte e Noroeste, onde há alerta para temporais. E o frio também avançará sobre Santa Catarina. Isso porque a frente fria puxará uma forte massa de ar polar, que intensificará a queda da temperatura ao longo da quinta-feira (11) e manterá os termômetros reduzidos durante o final de semana em todo o território. A chuva também deve retornar com intensidade no sábado (13) e se manter ao longo do domingo (14).