Assim como no Rio Grande do Sul, o final de semana deve permanecer gelado em Santa Catarina. A novidade é a chuva, que já ocorreu em alguns pontos do Estado vizinho na sexta-feira (12), mas deve se intensificar a partir deste sábado (13). A temperatura máxima fica entre 10ºC e 19ºC em todo o território catarinense, e a precipitação acumulará totais médios de 30 a 60 milímetros.
Da madrugada até esta manhã, a temperatura mínima foi de 3ºC em Urupema e de 4ºC em São Miguel do Oeste e em Água Doce, conforme dados da estação do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia do Estado de Santa Catarina (Ciram).
Segundo a meteorologista do centro Gislânia Cruz, o tempo neste final de semana estará condicionado à formação de uma frente fria no Sul, associada a um ciclone extratropical que se forma na costa brasileira:
— Com isso, (o tempo) volta a ficar mais instável, com possibilidades totais mais elevadas de chuva no Estado.
A meteorologista chama atenção ainda para as regiões do Vale do Itajaí e para o litoral catarinense:
— A área do Vale do Itajaí já teve muita chuva no domingo passado, teve algumas chuvas durante essa semana, que não foram com totais muito elevados, mas agora, final de semana, pode voltar a ter chuva mais significativas na região. Em uma ou outra cidade, pode superar 100 milímetros.
Já no domingo (14), a chuva deve acumular totais mais elevados na Grande Florianópolis e no Litoral Sul. A média prevista é de 50 a 80 milímetros. Mas, conforme Gislânia, o tempo melhora ainda no dia 14, gradativamente. As temperaturas máximas também devem registrar pequena elevação, mas seguirão abaixo dos 20ºC.
— (O tempo) melhora, porque essa instabilidade vai começar a se afastar do Estado. Na próxima semana, a gente já tem expectativa de tempo mais firme — explica a meteorologista do Ciram.