Há 30 anos, a neve fazia parte da rotina de moradores do Rio Grande do Sul: municípios de diversas regiões registraram o fenômeno entre junho e agosto de 1994. Os dias com precipitação mais intensa foram na primeira quinzena de julho daquele ano, quando nevou em Porto Alegre.
Ainda que o momento seja de temperatura baixa no Estado, não há previsão de registro do fenômeno nos próximos dias. Segundo meteorologista do Inmet, o frio deve começar a perder intensidade nos próximos dias.
Nilson Pedro Wolff, encarregado aposentado da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Campo Bom, no Vale do Sinos, detalha o inverno de 1994 no livro A neve no Brasil, publicado em 2005.
— Em 25 de junho (de 1994), nevou em Cambará do Sul, Passo Fundo, Bom Jesus e Caxias do Sul. Mas a neve mais significativa foi em 7, 8, 9 e 10 de julho: em várias cidades foi considerada a mais forte em muitos anos — conta Wolff.
O estudioso afirma que a Serra foi uma das regiões com mais registros naquele ano. Cambará do Sul, por exemplo, viu o fenômeno entre 8 e 9 de julho, com temperatura mínima de -5,3ºC.
Bom Jesus registrou neve forte entre 8 e 10 daquele mês. Outros municípios da região também foram afetados: Caxias do Sul, Gramado, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula.
A neve foi também observada em 8 de julho no Vale do Sinos, em municípios como Sapiranga, Campo Bom, Novo Hamburgo e São Leopoldo. O mesmo dia o fenômeno esteve presente em Bagé, na Campanha, quando os termômetros marcaram 0,5ºC.
Conforme o pesquisador, outros pontos do Estado observaram as ruas brancas naquele julho de 1994: Uruguaiana, na Fronteira Oeste, Santa Vitória do Palmar, no Sul, São Luiz Gonzaga, nas Missões, Santa Maria, no Centro, Cruz Alta, no Noroeste, e Passo Fundo, no Norte.
Na Capital, nevou no dia 8 de julho de 1994, algo que não ocorria havia uma década.
— O dia foi de tempo com bastante nebulosidade, propiciando a precipitação de neve na cidade (Porto Alegre), que foi fraca durante a manhã e à tarde — acrescenta o Wolff.
Naquela semana, a Capital registrou as seguintes temperaturas mínimas, na estação convencional do Inmet, no Jardim Botânico:
- 8/7/1994: 4,4ºC
- 9/7/1994: 3,6ºC
- 10/7/1994: 5ºC
- 11/7/1994: 2,4ºC
A última neve de 1994 no Estado ocorreu em 13 de agosto, em Bom Jesus e Cambará do Sul, na Serra. Além do RS, municípios da serra de Santa Catarina registraram o fenômeno naquele ano.