O sistema de alertas de desastres climáticos conhecido como cell broadcast deve ser colocado em operação ainda no segundo semestre deste ano, segundo o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). A previsão anterior, que não se concretizou, era de dar início das operações em dezembro de 2023.
Diferente do SMS, esse novo sistema não depende de cadastro e as mensagens aparecem na tela, em sobreposição aos demais aplicativos. Também é possível configurar para o celular emitir sinal sonoro, mesmo no silencioso, conforme a localização do aparelho.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a tecnologia está tecnicamente pronta para operar, mas depende de capacitação e treinamento das defesas civis estaduais e municipais, responsáveis por emitir os alertas. Responsável por essa etapa, o MIDR afirmou que "o projeto de alertas via cell broadcast está em fase de ajustes e finalização, inclusive a definição dos municípios".
O projeto-piloto deve contemplar 10 municípios brasileiros, que serão escolhidos conforme tamanho e incidência de eventos climáticos. Somente após testes que o projeto será expandido para as demais cidades.