Em meio a um cenário em que milhares de cães e gatos foram resgatados nas enchentes de Porto Alegre e região, a prefeitura da Capital realiza, neste sábado (25), uma nova edição da Feira de Adoção de Animais. O evento ocorre das 13h às 17h, na Unidade de Saúde Animal Victória (USAV), localizada na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, bairro Lomba do Pinheiro.
Com 3.579 animais em abrigos e lares temporários atualmente na cidade, o Gabinete da Causa Animal destaca a importância de serem encontrados novos lares definitivos até mesmo para os já albergados.
— Estarão à disposição 170 cães e gatos que estavam sob os nossos cuidados. Eles chegaram até a unidade por resgate nas enchentes de 2023 ou por situação de maus-tratos. Com essas adoções, teremos mais espaço para acolher os novos abrigados e também daremos mais dignidade para os animais, em lares com carinho e amor – destaca a secretária municipal Fabiana Ribeiro, acrescentando que os resgatados do ano passado foram tirados da região das Ilhas e os antigos tutores realizaram a liberação para adoção.
Somente animais já castrados, microchipados e vacinados ficarão disponíveis para os novos adotantes. Para passar pelo processo, é necessário ter mais de 18 anos, apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência e preencher um formulário. Além disso, levar guia ou peitoral no caso da adoção de cachorros e, para os gatos, caixa de transporte. A prefeitura já está prevendo novas feiras, com data a definir, inclusive em pontos como o Parque da Redenção.
Animais abrigados
Até o momento, são 66 abrigos cadastrados junto à prefeitura. Do total de animais em locais provisórios, 2.989 são cães e, 590, gatos.
— Por enquanto, eles ainda não vão entrar nesta Feira de Adoção. Estão passando por avaliação médica e muitos deles têm tutores, que ainda não conseguiram fazer a retirada. É necessário, primeiramente, termos a confirmação de quem são os responsáveis – explica Fabiana.
Espaços que estão acolhendo animais e ainda não foram credenciados podem enviar as informações pelo e-mail gp.causaanimal@portoalegre.rs.gov.br, já que há uma força-tarefa de visitas e cuidados realizados por veterinários contratados.