Apesar de não dar trégua, a chuva perderá força no Rio Grande do Sul neste domingo (5). A previsão é de que a instabilidade comece a diminuir, mas diferentes regiões ainda terão nebulosidade e pancadas ao longo do dia.
Segundo a meteorologista Catia Valente, da Sala de Situação do governo do Estado, alguns volumes de chuva ainda devem acontecer nas regiões Centro, Norte e Nordeste, mas a quantidade está diminuindo gradualmente.
— Não é mais nada perto do que estava acontecendo. A chuva diminuiu muito, mas a tendência é que, durante todo o final de semana, ainda tenha um pouco de chuva na região central — pontuou Catia, durante live feita junto ao governador Eduardo Leite neste sábado (4).
A projeção da Climatempo é de que pancadas de chuva possam acontecer pela manhã e no começo da tarde de domingo. Nas regiões da Campanha e Sul, haverá muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol, mas sem alerta para temporais.
Nas regiões das Missões, Central, Vales, Serra e Metropolitana, o sol predomina ao longo do dia, mas ainda há possibilidade de pancadas de chuva. À noite, deve firmar.
— Não descartamos alguma chuva um pouco mais intensa podendo cair ainda nessas áreas, mas, mais para o fim da tarde e à noite, o tempo volta a ficar mais firme — observa a meteorologista Patrícia Cassoli, da Climatempo.
Tampouco há condições de rajadas de vento muito intensas – a previsão é de que permaneçam com velocidade em torno de 40 a 50 km/h.
Conforme Marcelo Schneider, coordenador do 8º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura deve subir neste domingo, chegando próxima aos 30°C. Não há previsão de chuva para a segunda (6) e a terça-feira (7), o que deve intensificar a sensação de abafamento. Na quarta (8), outra frente fria ganha espaço.
Apesar de vir com menos intensidade, a chuva prevista para este domingo motivou um alerta amarelo, de perigo potencial, emitido pelo Inmet. O aviso é válido da 0h às 23h59min de domingo e abrange todo o Rio Grande do Sul. A possibilidade é de chuva entre 20 e 50 milímetros em um só dia, o que representa até 35% do previsto para o mês de maio, ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.