As novas atualizações da projeção meteorológica das próximas horas geraram clima de atenção para uma chuva que, a princípio, desviaria de boa parte do Rio Grande do Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão, agora, é de que a instabilidade registrada na Serra Gaúcha estacione e gere acumulados de 30 a 50 milímetros de água, o que equivale a 20% a 35% do previsto para cair em todo o mês de maio no Estado.
A expectativa é de que a chuva caia entre a madrugada e a manhã de domingo (5), vinda das regiões Norte e Noroeste do RS, e atinja em especial as regiões Central, Metropolitana e Serra.
A preocupação é que estas são regiões já muito afetadas pela chuva dos últimos dias e nas quais se encontram cabeceiras de rios cujos níveis seguem altos, causando inundações.
— No radar, já é possível ver chuva na Serra. Parte dessa chuva se desloca para leste e ruma para o Litoral Norte, mas outra parte está chegando em Santa Cruz do Sul e na região da encosta do Planalto, em municípios como Arroio do Tigre e Sobradinho — cita Marcelo Schneider, coordenador do 8º Distrito de Meteorologia do Inmet.
Ao longo do dia de domingo, o tempo deve estabilizar, ainda que haja previsão de chuva pouco volumosa para o Estado.