A Nasa divulgou imagens de satélite que mostram uma camada de fumaça sobre Roraima, em razão dos incêndios que atingem o estado. Segundo a agência, na segunda quinzena de fevereiro deste ano, as plataformas de monitoramento registraram atividades de fogo intensas e "excepcionalmente generalizadas" na região, causadas por incêndios de manejo para fins de queima de pastagem em áreas agrícolas ou desmatamento de florestas.
Roraima é o estado que lidera o ranking de focos de incêndio registrados no Brasil, com mais de 2,6 mil ocorrências apenas em 2024, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ainda conforme a Nasa, nas últimas décadas, a paisagem florestal do estado sofreu rápidas mudanças e tornou-se cada vez mais fragmentada por estradas e pastagens, à medida que grandes cidades, como Boa Vista, cresceram.
A imagem do satélite mostra uma nuvem de fumaça partindo de incêndios a sudoeste de Boa Vista em 22 de fevereiro. A figura foi adquirida pelo the MODI (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer) – espectrorradiômetro de imagem de resolução moderada no satélite “Terra” da Nasa, em português.
“A maioria dos incêndios de manejo que você pode encontrar nesta área durante um ano normal cobririam apenas alguns quilômetros quadrados, mas estamos vendo incêndios este ano que começaram em pastagens ou florestas tropicais recentemente desmatadas e depois se espalharam pelas áreas circundantes da floresta tropical que estão queimando centenas de quilômetros quadrados”, disse Shane Coffield, pós-doutorado no Goddard Space Flight Center da Nasa.