O feriadão de Finados promete ser de tempo instável em todo o Rio Grande do Sul. A quinta-feira (2) e sexta (3) devem ser de chuva em todo o Estado, devido a formação de um ciclone extratropical. Já no sábado (4), os períodos diminuem e, no domingo (5), o sol pode aparecer, tornando o final da folga prolongada mais agradável.
O feriado nacional é na quinta-feira, mas é natural que o descanso seja estendido até o domingo por algumas organizações e escolas. Já nesta quarta-feira (1º), algumas áreas de instabilidade avançam no Estado, podendo trazer pancadas fortes de chuva durante a tarde e à noite, principalmente na Região Norte e Noroeste. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo de tempestade, iniciando na tarde desta quarta-feira e válidos até a manhã de quinta-feira.
No Dia de Finados, um sistema de baixa pressão que vai se deslocar em direção ao Rio Grande do Sul e a Santa Catarina intensifica essa instabilidade, formando uma frente fria. As pancadas de chuva ficam mais frequentes ao longo do dia e podem atingir todas as regiões do Estado. No Norte, Noroeste e parte da Região Central, há possibilidade de fortes rajadas de vento.
— Em algumas cidades, principalmente da metade norte do Estado, as rajadas podem ser bem intensas, podendo passar dos 90 km/h. Nessas regiões, há possibilidade de queda de granizo. Não podemos descartar a chance de enxurradas e cheias de arroios — sinaliza a meteorologista da Sala de Situação, Vanessa Gehm.
O alerta amarelo do Inmet, de perigo potencial, abrange parte da Região Central, da Região Norte e toda Serra e Região Metropolitana. O documento chama atenção para a possibilidade de ventos intensos, entre 40 e 60 km/h, queda de granizo e previsão de 50mm de chuva por dia. Já o laranja, que simboliza maior gravidade, abrangem o Norte e o Noroeste, e alertam para o risco de chover 100mm ao dia, ventos que podem chegar a 100 km/h e queda de granizo.
Na madrugada de sexta-feira, mais um ciclone extratropical começa a se formar na costa gaúcha. As pancadas de chuva e as rajadas de vento devem se intensificar, principalmente na metade leste do Estado. Ou seja, cidades da Região Metropolitana e da Região Sul podem ser bastante afetadas pelo fenômeno.
— Por conta do ciclone, o vento fica ainda mais forte. No Sul e na faixa litorânea, as rajadas se aproximam dos 100 km/h ao longo da madrugada e do dia. Nas outras regiões do Estado, o vento deve ter uma velocidade entre 50 km/h e 70 km/h — acrescenta Vanessa. A previsão para o dia é de pancadas de chuva durante a manhã, tarde e noite em todas as regiões.
Além disso, o mar deve ficar mais agitado que o normal. Segundo a meteorologista, por causa disso e das fortes rajadas de vento, a atuação desse ciclone pode ser definida como forte. A boa notícia é que o fenômeno começa a se afastar do Estado no sábado pela manhã, diminuindo a instabilidade. Algumas cidades, como Porto Alegre, Gramado, na Serra, e Pelotas, no Sul, ainda devem registrar chuva durante ao dia.
Para a maioria do Estado, o sábado deve ser de tempo firme. Já no domingo, a chuva vai embora de vez. A previsão para todo o Rio Grande do Sul é de sol com poucas nuvens no último dia de folga. O calor não deve fazer uma aparição significativa, como foi no último final de semana. Na Capital, por exemplo, a mínima no domingo será de 12°C e a máxima, 23°C.
*Produção: Yasmim Girardi