Moradores de São José da Boa Vista, no norte do Paraná, filmaram o momento em que um tornado passou pela região. O fenômeno ocorreu por volta das 15h de sábado e causou estragos no município, principalmente na Zona Rural. As informações são do portal g1.
Segundo a Defesa Civil, árvores caíram, casas ficaram destelhadas e uma cooperativa registrou diversos estragos. Até o momento, não há levantamento de quantas casas foram danificadas. Não há registros de feridos.
Um caminhão chegou a tombar com a força do vento e um carro teve vidros quebrados na Cooperativa Agropecuária Familiar do Leste Pioneiro (Coaflep).
O que é um tornado
Tornandos são fenômenos que normalmente ocorrem em terra. Assim como os furacões são muito potentes (a velocidade do vento pode variar de 100 km/h a 500 km/h), porém têm diâmetros menores. Essa característica, aliás, é utilizada pelos especialistas para determinar a ocorrência de tornados. Eles deixam um rastro de destruição muito específico, uma faixa, por exemplo, de dois quilômetros de largura - diferentemente dos furacões, cujos danos são mais espalhados. Formam-se a partir de nuvens do tipo cumulus nimbus.
Os tornados são medidos pela escala Fujita-Pearson, que vai de F0 (velocidades de vento inferiores a 117 km/h) até F5 ( de 420 km/h a 511 km/h). Regiões onde os tornados são frequentes são chamados de "corredores de tornado". Nos Estados Unidos, essa área inclui as terras baixas que circundam os rios Mississippi, Ohio e Missouri. No Brasil, o "Corredor de Tornados" compreende os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Triângulo Mineiro e Mato Grosso do Sul.