Temperaturas recordes são previstas nesta semana, conforme informativo divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). São esperados índices acima de 30°C em quase todo território brasileiro, com possibilidade de ultrapassar 38°C nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste. Em outras cidades, como da Região Norte e do Mato Grosso, os termômetros podem chegar a 40°C.
O tempo seco predomina nos estados do Pará, Amapá e Tocantins na Região Norte; na área Matotiba na Região Norte; em todo Centro-Oeste; e oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro e norte de Minas Gerais, na Região Sudeste. Em algumas localidades, como no noroeste do Amazonas, Rio de Janeiro e Espírito Santo, são previstos cerca de 30 milímetros de chuva.
Com o calor, é recomendável que as pessoas bebam bastante água e se protejam do sol, além de evitar exercícios físicos ao ar livre nos horários mais quentes do dia.
O Inmet já vinha analisando o aumento de temperaturas ao longo do mês. Desde a última quarta-feira (16), as máximas foram registradas acima de 30°C no centro e norte do país. No sudeste do Pará e nos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, as temperaturas ultrapassaram 38°C. No último domingo (20), a cidade de Turiaçu, no Maranhão, registrou 43,3°C.
Embora as altas temperaturas, a previsão é de frente fria na Região Sul neste semana. São esperados acúmulo de 10 mm no Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina. No Paraná, não há previsão de chuva.
O informativo completo está disponível neste link.
Medições globais
Cientistas da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) confirmaram na semana passada que julho foi o mês mais quente desde que as medições globais foram feitas. Na ocasião, eles também alertaram que 2024 será um ano ainda mais quente do que está sendo 2023.
—O que estamos vendo aqui é anômalo e está acima da tendência esperada. Prevemos que 2023 não será apenas excepcionalmente quente, mas 2024 será ainda mais quente — disse, durante uma conferência, Gavin Schmidt, diretor do Goddard Institute for Space Studies, um instituto de estudos espaciais da Nasa.