De acordo com a Climatempo, o Rio Grande do Sul sofrerá a influência de um ciclone extratropical nesta sexta-feira (17), causando rajadas de vento, inclusive no Litoral, que podem variar entre 60 e 80 km/h. Além disso, uma massa de ar seco e frio, que deve vir na retaguarda de uma frente fria, deixa os termômetros de grande parte do Rio Grande do Sul abaixo dos 30°C nesta sexta-feira (17). Apenas seis municípios gaúchos devem ficar acima desta marcação (veja a lista abaixo). Estão previstas pancadas isoladas de chuva em grande parte do território gaúcho.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta quinta-feira (16) um alerta laranja para perigo de temporal, com queda de granizo, em todo o Rio Grande do Sul até as 10h desta sexta-feira.
O tempo deve ficar firme somente em áreas da Fronteira Oeste e da Campanha. Na Capital, a perspectiva é de que a precipitação atinja 15 mm, o que representa menos de 10% da expectativa mensal. No Estado, há previsão de acumulados de até 60 mm, podendo chegar a 100 mm em alguns pontos, mas a situação deve se estabilizar a partir da tarde de sexta-feira.
A temperatura mínima, 9°C, está prevista para Pedras Altas, no Sul. Já a máxima de 31°C deve ser registrada pelos termômetros de São José do Sul, no Vale do Taquari. Em Porto Alegre, a variação térmica deve ficar entre 18°C e 26°C.
No sábado (18), a perspectiva é de que o tempo volte a ficar firme em todo o território gaúcho, mas as temperaturas devem continuar abaixo dos 30°C. Os termômetros de São José dos Ausentes, na Serra, devem marcar a mínima do RS: 3ºC. Já a máxima, 30°C, deve ocorrer em dois municípios do Noroeste: em Porto Lucena e Porto Xavier. Em Porto Alegre, a variação deve ficar entre 12°C e 25°C. A tendência é de que o cenário se repita também no domingo (19).
Situação da estiagem no RS
De acordo com o relatório atualizado da Defesa Civil do RS acessado pela reportagem de GZH nesta quinta-feira (16), subiu para 300 o número de municípios que decretaram situação de emergência por conta da estiagem. Na quarta-feira, os maiores acumulados foram registrados em Alvorada, na Região Metropolitana, com 44 mm de chuva. Esse número representa 40% da meta para o mês de fevereiro.
Vale lembrar que os problemas causados pela estiagem só devem aliviar após o fim do fenômeno La Niña, que caminha para neutralidade entre fevereiro e março. Segundo a Climatempo, é necessário que haja continuidade de chuva para que os problemas trazidos pela seca sejam resolvidos.
Municípios que devem ficar acima dos 30°C nesta sexta-feira
- Alto Feliz, Vale do Caí: 30°C
- Lagoa Bonita do Sul, Vale do Rio Pardo: 30°C
- Novo Tiradentes, Norte: 30°C
- Porto Lucena, Noroeste: 30°C
- Porto Xavier, Noroeste: 30°C
- São José do Sul, Vale do Caí: 31°C
Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta sexta-feira:
Região Metropolitana: a sexta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva ao longo do dia. Em Esteio, os termômetros variam de 18°C a 26°C.
Campanha: a sexta-feira deve amanhecer com chuva isolada. Na segunda metade do dia, há previsão de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Candiota, os termômetros variam de 13°C a 21°C.
Fronteira Oeste: a sexta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 16°C a 25°C.
Litoral Norte: a sexta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva ao longo do dia. Em Torres, os termômetros variam de 20°C a 27°C.
Litoral Sul: a sexta-feira amanhece com pancadas isoladas de chuva. O tempo volta a ficar firme na segunda metade do dia. Em Rio Grande, os termômetros variam de 15°C a 23°C.
Região Central: a sexta-feira amanhece com chuva isolada. O tempo tende a se estabilizar na segunda metade do dia. Em Santa Maria, os termômetros variam de 15°C a 27°C.
Região Noroeste: a sexta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 16°C a 25°C.
Região Norte: a sexta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva ao longo do dia. À noite, o tempo volta a ficar firme. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 15°C a 24°C.
Região Sul: a sexta-feira amanhece com pancadas de chuva. O tempo volta a ficar firme, com sol entre nuvens, na segunda metade do dia. Em Canguçu, os termômetros variam de 11°C a 20°C.
Serra: a sexta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva ao longo do dia. Em Vacaria, os termômetros variam de 16°C a 23°C.
Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta sexta-feira:
Porto Alegre: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 26°C.
Bagé: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 12°C e máxima de 23°C.
Capão da Canoa: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 20°C e máxima de 29°C.
Caxias do Sul: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 18°C e máxima de 24°C.
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 14°C e máxima de 23°C.
Lajeado: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 28°C.
Mostardas: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 17°C e máxima de 26°C.
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 24°C.
Pelotas: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 12°C e máxima de 25°C.
Rio Grande: tempo instável, com chuva isoladas. Mínima de 15°C e máxima de 23°C.
São Borja: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 15°C e máxima de 29°C.
Santa Cruz do Sul: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 16°C e máxima de 27°C.
Santa Maria: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 15°C e máxima de 27°C.
Santa Rosa: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 16°C e máxima de 29°C.
Torres: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 20°C e máxima de 27°C.
Tramandaí: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 20°C e máxima de 28°C.
Uruguaiana: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 16°C e máxima de 25°C.
Xangri-Lá: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 20°C e máxima de 27°C.