A chuva que caiu durante a tarde desta terça-feira (14) em Porto Alegre derrubou a temperatura na cidade em 11,8ºC, segundo medição na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) junto ao bairro Jardim Botânico. Os termômetros oficiais mostravam 36,9ºC na Capital às 14h, índice que diminuiu para 25,1ºC. A máxima, entretanto, foi registrada ainda pela manhã, quando marcou 37,4ºC. No Estado, as temperaturas mais altas ficaram na casa dos 38ºC em Campo Bom e Teutônia.
Ainda segundo o Inmet, a chuva que caiu no meio da tarde em Porto Alegre teve volume de 5,8 mm. Já dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontaram que a Capital teve precipitação de 17,91 mm em um ponto de captação.
O tempo chuvoso também chegou a outras zonas do Estado e trouxe rajadas de vento de mais de 100 km/h em localidades como Uruguaiana, que teve a maior ventania registrada no RS nesta terça. Já a precipitação mais intensa aconteceu em Camaquã, cerca de 22,6 mm, de acordo com o Inmet.
— Por conta de células de tempestades que estão se espalhando pelo Estado e também pela intensificação dos ventos quentes pré-frontais (antes da chegada de uma frente fria), além do registro de pancadas de chuva, observamos rajadas fortes de vento — explicou a meteorologista Noele Brito, do Climatempo.