Pelo segundo dia consecutivo, Porto Alegre foi a capital mais quente do Brasil nesta segunda-feira (13). Conforme a Climatempo, a máxima registrada nesta segunda em Porto Alegre foi de 37,2ºC, com medição até as 15h na estação meteorológica do bairro Jardim Botânico, usada como referência para avaliar as marcas.
O meteorologista Marcelo Schneider, coordenador do 8º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), contudo, informou que depois das 15h a capital gaúcha atingiu 38,7ºC, que seria a máxima mais alta do ano.
O recorde deverá ser confirmado entre a noite de segunda e a manhã de terça (14). Caso ocorra a confirmação, a temperatura ficará acima dos 37,9ºC verificados nos dias 26 e 28 de janeiro. Seria, também, o maior calor desde 22 de janeiro de 2022, quando fez 39,5ºC em Porto Alegre.
O calorão desta segunda foi mais forte do que o verificado no domingo (12), quando a capital gaúcha teve máxima de 36,7ºC, também a maior entre as capitais brasileiras.
No Vale do Sinos, um município registrou temperatura acima dos 40ºC nesta segunda – foi Campo Bom, que alcançou 40,3ºC, segundo o Inmet. A cidade também foi a mais seca do dia, com uma umidade do ar de 18%.
Além de Campo Bom, outros dois municípios quase alcançaram os 40ºC: Uruguaiana e Quaraí, ambos na Fronteira Oeste do Estado. Enquanto Uruguaiana registrou 39,9ºC, Quaraí ficou com 39,8ºC. A umidade do ar nessas localidades, respectivamente, ficou em 22% e 23%.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para a possibilidade de temporal e queda de granizo no território gaúcho nesta terça-feira (14). As regiões da Campanha, Noroeste e Fronteira Oeste devem ser atingidas, e em Porto Alegre, a precipitação aparece na segunda metade do dia.