A última semana de 2022 seguirá o padrão recente de Santa Catarina. Devido à passagem de uma frente fria, chuvas carregadas voltam a aparecer no Estado vizinho nesta terça-feira (27) e quarta (28). Segundo a Climatempo, a previsão é de pancadas de chuva com raios na maior parte do Estado e risco de granizo em algumas áreas, como Florianópolis, na noite de terça-feira.
Santa Catarina vem enfrentando alto volume de chuva desde a semana passada. E deve seguir assim. Além das tempestades previstas para terça-feira, o tempo deve seguir instável na quarta, com pancadas de chuva, podendo ser forte e com raios, ao longo do dia em todo o Estado. Por conta da chuva, a temperatura pode cair. A capital catarinense pode registrar máximas de 26°C na terça-feira e 27°C na quarta-feira.
Na quinta-feira (29), à medida que a chuva começa a dar uma trégua, a temperatura tende a subir, e os termômetros em Florianópolis podem registrar 29°C. A Região Serrana, porém, segue com temperatura mais amena. As nuvens carregadas saem e o sol deve predominar em todo o Estado. Na sexta-feira (30), o dia será quente e as nuvens voltam a se formar, principalmente no interior catarinense, devido ao calor. Na Região Serrana e nos Planaltos Sul e Norte, pancadas de chuva podem ocorrer na parte da tarde e da noite.
De acordo com a previsão da Climatempo, no sábado (31), Florianópolis pode registrar máximas de 30°C, podendo receber o título de dia mais quente desta semana. No interior, há chances de chuva. Já no Vale do Itajaí e no Litoral não deve chover na sexta-feira e no sábado. A virada do ano deve ser de tempo firme.
— O primeiro dia de janeiro vai ser quente, com sol em todo Estado. As nuvens aumentam e tem previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite, especialmente no interior. No litoral não deve chover – afirma a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim. No Oeste, a chuva pode começar já pela manhã.
Produção: Yasmim Girardi