Foi controlado o principal foco de incêndio na Estação Ecológica do Taim, que fica entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, no sul do Estado. Por volta de 15h desta sexta-feira (16), a condição foi observada pela chefia do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em sobrevoo pela região.
O fogo, que começou na segunda-feira (12), está controlado em uma região próxima da Lagoa Mangueira, na parte sul da reserva. As equipes do Corpo de Bombeiros seguem no combate a pequenos focos ainda existentes, em um trecho de cerca de um quilômetro. A condição climática é favorável ao trabalho, pois o vento direciona as chamas para a área da lagoa.
Conforme o comando da operação dos bombeiros, o fogo deve ser extinto ainda hoje. A corporação vai seguir no local por mais 24 horas para controlar qualquer novo foco. O solo ainda está quente e há biomassa suficiente para provocar novas chamas.
A estimativa mais recente da chefia da reserva é de que 6 mil hectares foram atingidos. Mas última atualização oficial pelo ICMBio, que faz monitoramenro da região por satélite, foi na quarta-feira (14) e indicou área queimada em 2,5 mil hectares. Esse número ainda deve ser atualizado.
O incêndio começou por causa de um raio, e desde a segunda-feira, voluntários e brigadistas do ICMBio atuam no combate ao fogo. Na quinta-feira (15), servidores da Secretaria de Segurança Pública chegaram ao local para intensificar o trabalho por via terrestre e também pelo uso de aeronaves.