O Ministério da Agricultura e Floresta da Turquia informou na quinta-feira (11), via redes sociais, que resgataram um filhote de urso, uma fêmea, que estava desorientado e com intoxicação. O motivo seria a ingestão de uma grande quantidade de mel que ocasiona efeitos alucinógenos.
De acordo com especialistas, o produto, conhecido como "mel louco" (deli bal, em turco) advém da flor de rododentro e dependendo da quantidade ingerida pode ocasionar efeitos alucinógenos.
Em um vídeo divulgado no Twitter do Ministério, é possível ver a ursa deitada, praticamente imóvel, depois sentada, com os olhos fixos em um ponto. Em seguida, o animal é colocado na traseira de uma caminhonete, onde realiza movimentos repetitivos e começa a choramingar.
Representantes da pasta divulgaram ainda na quinta-feira que a ursa foi levada até um veterinário, que realizou o tratamento, e que ela se recupera. Além disso, de acordo com um tuíte, o filhote foi batizado e em breve será solto de volta na natureza.
"O nome do nosso ursinho fofo é Balkiz. Viva o nome da nossa filha. O estado de saúde de Balkiz é bom, vamos soltá-la em seu espaço de vida o mais rápido possível", diz a publicação.