De acordo com o Instituto Meteorológico da Islândia (IMO), um vulcão entrou em erupção nos arredores de Reykjavik, capital do país, na quarta-feira (3). Com essa atividade vulcânica, estão sendo liberados entre 20 e 50 metros cúbicos de magma por segundo. Em vídeo divulgado pela imprensa local, é possível ver a lava saindo da terra.
A erupção ocorreu a cerca de 40 quilômetros de Reykjavik, perto do monte Fagradalsfjall, onde em 2021 um vulcão esteve em erupção durante seis meses.
"Começou uma erupção perto de Fagradalsfjall. A localização exata ainda não foi confirmada", escreveu no Twitter o IMO, que rastreia a atividade sísmica.
Segundo informações fornecidas pela entidade responsável pelo monitoramento, o fenômeno começou no Vale Meradalir. Apesar de não haver coluna de cinzas, o Instituto advertiu que "é possível que se detecte contaminação, devido à emissão de gases". Por conta disso, as autoridades solicitaram que os turistas e moradores da região evitem ir até o local.
A autoridade aeroportuária nacional informou que até o momento nenhum voo foi afetado em decorrência da atividade vulcânica.
Placas tectônicas
A Islândia tem 32 vulcões que são considerados como ativos. Esse é o maior número entre os países da Europa.
A localização do país, que fica entre as placas tectônicas Norte-Americana e Eurasiana, é um dos motivos pelos quais há intensa atividade vulcânica na região. Como as placas se movem em direções opostas, há a formação de fraturas nessas localidades, onde o magma se acumula e se solidifica. Nessas regiões é comum a ocorrência de fenômenos como erupções e terremotos.
As autoridades locais informaram que desde sábado (30), já foram detectados cerca de 10 mil terremotos no país nórdico.
Registro de erupções vulcânicas
Em 2010, o vulcão Eyjafjallajokull entrou em erupção. O fenômeno forçou centenas de moradores a abandonarem suas residências. Além disso, cerca de 100 mil voos foram afetados na época. Com informações da agência de notícias Reuters.
No mês de março de 2021, outra atividade vulcânica foi registrada. Na ocasião, fontes de lavas foram expelidas de uma abertura no solo de aproximadamente 700 metros. O evento durou cerca de seis meses.
Vale lembrar que o Monte Fagradalsfjall, próximo de onde o fenômeno está ocorrendo, pertence ao sistema vulcânico Krysuvik da Península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia.