Com o rigor do inverno gaúcho, basta o frio chegar de forma mais intensa que aumenta a busca por alternativas para se manter aquecido dentro de casa. Para além de ar-condicionado, aquecedores e, é claro, roupas quentinhas, uma boa alternativa são as lareiras ecológicas, especialmente para quem vive em apartamento e não pode ter uma lareira tradicional que precisa de chaminé.
Os equipamentos, que podem ser embutidos ou portáteis, não precisam de lenha para abastecer o fogo e, comparadas às lareiras tradicionais, agridem menos o meio ambiente, pois o álcool utilizado pra abastecer é um combustível renovável e emite menos CO2. Outra vantagem é que não produzem fumaça, fuligem ou cheiro.
Produzidos em materiais como aço e madeira na parte externa, os equipamentos funcionam de forma semelhante aos fogareiros de rechauds, usados para fondue, por exemplo, e têm um queimador, onde fica inserida uma manta que serve para absorver o combustível, que é álcool 92°.
Apesar de seguros, esses aquecedores precisam de cuidados, principalmente, na hora de acender o fogo ou reabastecê-lo. Além disso, o local onde ele será colocado merece atenção especial. Confira abaixo dicas para manter a casa quentinha de uma forma segura.
Como escolher?
Antes de comprar uma lareira ecológica, os especialistas recomendam que o consumidor se certifique de que a fabricante é uma empresa séria e que o produto seja acompanhado de todas as informações sobre o uso correto do equipamento e com dicas de segurança.
Lareiras ecológicas procedentes de mercados informais ou caseiras devem ser evitadas. Produtos sem garantia ou improvisados são mais propícios para eventuais acidentes.
Qual combustível usar?
O único combustível que pode ser utilizado nesses aquecedores é o álcool isopropílico — que é o encontrado no supermercado. Não se usa álcool gel, etanol, gasolina ou óleo.
Como acender?
Deve-se ter atenção ao momento de colocar o álcool no queimador, cuidando para usar a quantidade de combustível indicada pelo fabricante. Para colocar fogo, a recomendação é usar um fósforo extralongo ou um acendedor.
Um dos principais cuidados é para o álcool não derramar para fora do compartimento na hora de abastecer. Também não se deve jogar o palito de fósforo no compartimento com combustível e tampouco um papel incandescente.
Como reabastecer?
Na hora de reabastecer com o álcool, é fundamental que não exista mais nenhum indício de fogo na lareira. Para garantir que não há mais nenhuma chama, o fabricante deve disponibilizar uma tampa, que deve ser usada sempre antes de abastecer o equipamento com álcool.
Também não é recomendado que ela seja reabastecida ainda quente. Assim, a recomendação é que se aguarde alguns minutos, até o equipamento esfriar.
Onde instalar?
As lareiras ecológicas podem ser usadas tanto em ambientes internos como externos. Ao instalar dentro de casa, porém, é preciso observar se há circulação de ar, uma vez que o fogo consome o oxigênio.
Também é preciso cuidar para ser um local sólido e estável e distante de cortinas e eletrodomésticos. Em ambientes externos, deve-se observar se o vento não vai derrubar o equipamento ou se não vai espalhar as chamas para os objetos do entorno.
Outros cuidados
- Crianças e animais de estimação devem ser mantidos longe da lareira ecológica
- A lareira deve ficar sob constante observação; nunca saia de casa com a lareira ecológica acesa
- Não manuseie o fogo sob efeito de bebidas alcoólicas
- Não troque o equipamento de lugar com o fogo aceso
- Ao terminar o uso, coloque a tampa; ela é a garantia de que o fogo está apagado.
- É sempre importante observar as instruções do fabricante, incluindo sobre qual tipo de combustível