Um forte nevoeiro encobre a paisagem em cidades gaúchas no início da manhã desta quarta-feira (20). De acordo com a Climatempo, o fenômeno é registrado do sul ao nordeste do Estado.
O nevoeiro é um tipo de nuvem estratiforme que se forma na superfície ou muito perto dela e afeta seriamente a visibilidade. A combinação de alta umidade (acima de 90%) e baixa temperatura resulta em uma grande concentração de gotículas de água no ar. Por vezes, o nevoeiro se torna tão denso que pode provocar garoa.
Em consequência disso, a visibilidade horizontal — tudo o que se pode ver a olho nu — fica abaixo de mil metros. O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, registrou visibilidade horizontal de apenas 200 metros, segundo a Climatempo.
Ao meio-dia, a assessoria de imprensa da Fraport Brasil informou que o aeroporto enfrentou visibilidade abaixo dos parâmetros mínimos para pousos e decolagens entre 6h53min e 9h26min. Quatro voos alternaram a rota para Florianópolis (SC) e um para Canela, na Serra. Seis voos de chegada e oito de partida atrasaram. Dois foram cancelados (um de partida e um de chegada).
Além do nevoeiro, a névoa úmida e a névoa seca são outras condições que ocorrem em quaisquer lugar e hora, em todas as épocas do ano. Para cada uma delas, conforme a Climatempo, há uma faixa de variação de umidade relativa do ar. Os três episódios alteram o aspecto do céu, interferindo na visibilidade do horizonte e podendo provocar problemas na navegação aérea, terrestre e marítima.