Com o final da temporada de mangas na Austrália, os frutos que caem e acabam fermentando ao sol estão levantando um problema para a vida selvagem da região de Kimberley. De acordo com o portal ABC Austrália, na segunda quinzena de dezembro, o Hospital Veterinário Broome tratou vários papagaios de asa vermelha (Aprosmictus erythropterus) bêbados após a ingestão de frutas caídas.
"Até o momento, vimos cerca de meia dúzia no total, mas há muitos deles, infelizmente, que não chegam à clínica porque morrem antes que as pessoas os encontrem. Eles estão bastante letárgicos e em vários estágios de desnutrição", relatou o veterinário Paul Murphy. Ele também reforçou que não é apenas a intoxicação pelo álcool que está matando os papagaios, mas seu "estado de embriaguez".
"Ouvimos relatos sobre as aves voarem através de janelas e sentarem no chão (das casas), ou então não conseguirem voar mais e ficarem vulneráveis a gatos e outros predadores."
Não está claro por que os papagaios parecem ser as únicas aves afetadas pela fermentação das mangas caídas. As mangas são as únicas frutas disponíveis no local que fermentam com potência suficiente para se transformar em álcool.
"Uma vez que a fruta esteja madura, a próxima fase será a fermentação, em que os açúcares seguirão o caminho para se tornarem álcool e esse processo torna os compostos aromáticos voláteis que atraem os pássaros e outros animais", afirmou o doutor Michael Considine, professor associado de Biologia Molecular de Plantas da Universidade da Austrália Ocidental.
A população de Kimberley está sendo orientada a ter cuidado com a espécie e não presumir que o papagaio de asas vermelhas seja um animal manso, pois, se chegou ao ponto de deixar uma pessoa pegá-lo, é provável que já esteja muito doente ou em um avançado nível de embriaguez.